gplus
   

Atentado contra mesquita xiita no Paquistão deixa 40 mortos

30/01/2015 00:00

Confira Também

Um atentado contra uma mesquita xiita deixou dezenas de feridos e pelo menos 40 mortos, durante a oração de sexta-feira no sul do Paquistão. O ataque foi cometido em Shikarpur, a 500 km de Karachi, na província de Sind.

"No total, 40 pessoas morreram no ataque de Shikarpur e 46 ficaram feridas, algumas em estado grave", declarou o ministro provincial da Saúde, Jam Mehtab Dahr. Fontes médicas confirmaram o balanço, mas afirmaram que os números podem aumentar. Pouco depois da explosão, centenas de pessoas correram para o local para tentar ajudar as vítimas que estavam presas nos escombros.

"O telhado da mesquita desabou na explosão", disse uma testemunha, Zahid Noor. "O chão estava repleto de sangue e pedaços de corpos. Havia um forte cheiro de corpos queimados, as pessoas gritavam. O caos", relatou.

"Quase 400 pessoas estavam na mesquita no momento da explosão. Os líderes xiitas locais estão aterrorizados", disse Rahat Kazmi, membro do Majlis-Wahadatul-Muslimeen (MWM), um dos principais partidos xiitas do país.

Nos últimos anos aumentaram os ataques no Paquistão contra os membros da minoria muçulmana xiita, que representa quase 20% da população do país, que tem quase 200 milhões de habitantes de maioria sunita.

O ataque de Shikarpur é o mais violento contra as minorias no último ano no país, que sofre com atentados praticamente diários.

A explosão coincide com uma visita do primeiro-ministro Nawaz Sharif a Karachi para uma avaliação da situação de segurança na província de Sind.

Um relatório do Instituto dos Estados Unidos para a Paz (USIP) alertou esta semana para o aumento de grupos extremistas nas zonas rurais de Sind, que até agora eram relativamente tranquilas.

"O Paquistão trava uma guerra decisiva contra o terrorismo. E estamos conseguindo resultados bons, satisfatórios", declarou nesta sexta-feira o primeiro-ministro Sharif.

Segundo o Instituto Paquistanês de Estudos sobre a Paz (PIPS), um centro de pesquisa independente, os "ataques terroristas" registraram queda de 30% no Paquistão em 2014. O atentado desta sexta-feira é o mais violento desde um ataque dos talibãs paquistaneses em 16 de dezembro, que matou 150 pessoas, incluindo 132 estudantes, em um colégio de Peshawar (noroeste), perto da fronteira com o Afeganistão.

Veja mais em: BAND