gplus
   

Tempestade de neve poupa Nova York, mas avança no nordeste dos EUA

27/01/2015 00:00

Confira Também

A tempestade de neve anunciada como a pior da história de Nova York passou pela cidade sem causar maiores danos, embora nesta terça-feira (27) tenha descarregado sua fúria mais a nordeste dos Estados Unidos, na Nova Inglaterra.

Milhões de moradores permaneciam em suas casas no segundo dia desta tempestade de inverno, denominada "Juno", que mesmo sendo menos severa do que o esperado, paralisou de forma inédita a cidade que nunca para desde a tarde de segunda-feira.

As autoridades nova-iorquinas suspenderam pela manhã a proibição de circulação a veículos, imposta à noite. O serviço de transportes públicos, também fechado excepcionalmente, era retomado lentamente.



"A tempestade não foi tão grave quanto os meteorologistas previam", declarou o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo.

Os prognósticos mais pessimistas falaram de até 90 centímetros de neve, mas o Central Park registrou 30 centímetros pela manhã, segundo meios de comunicação local, uma cifra que de qualquer forma deve aumentar com o passar do dia.

Diante desta situação, o prefeito Bill de Blasio teve que justificar as medidas adotadas. "É melhor prevenir do que remediar", declarou o funcionário, que tinha dito na véspera que a tempestade poderia ser uma das piores da história da cidade.

"Havia consenso entre os meteorologistas de que teríamos facilmente 60 centímetros de neve", explicou.

Após o alerta feito pelo serviço meteorológico nacional, foi decretado estado de emergência em sete estados do nordeste.

Mais de 7.100 voos foram cancelados entre segunda e terça-feira, com os aeroportos nova-iorquinos principalmente afetados.

Foram suspensos 96% dos voos em LaGuardia, 93% em Newark e 81% en John F. Kennedy.

As escolas de Nova York ficaram fechadas nesta terça-feira, assim como a sede da ONU. Wall Street, ao contrário, operava.

O governador de Nova Jersey (leste), Chris Christie, também anunciou a suspensão da proibição aos carros nas ruas e estradas do estado.

Um adolescente morto


Embora a imensa maioria tenha respeitado as ordens de segurança, a tempestade fez uma primeira vítima fatal: um adolescente de 17 anos morreu em Suffolk (Long Island, leste de Nova York), enquanto brincava com um trenó com amigos.

O acidente ocorreu na noite de segunda-feira em Huntington, a 60 km de Manhattan. O jovem bateu contra um poste e morreu, noticiaram nesta terça veículos locais e a polícia confirmou a informação à AFP.

Em Manhattan, a cidade que nunca para, a calma era assombrosa. A maioria das lojas e dos restaurantes fecharam e só se via gente nas ruas, constatou um jornalista da AFP.

Os nova-iorquinos, preocupados, tomaram de assalto os supermercados na noite de domingo e na segunda-feira, esperando poder comprar pão,leite, frutas e verduras.

Na manhã de terça, alguns brincavam sobre a "histórica" nevasca que nunca caiu.

"Esta é a tempestade do século!", dizia um homem a outro, enquanto limpava a neve da escadaria de sua casa no bairro de Cobble Hill, no Brooklyn (sudeste de Nova York).

Rumo a Nova InglaterraA tempestade, que afeta uma faixa de 450 km de extensão da Filadélfia ao estado do Maine, na fronteira com o Canadá, se movimentou para o norte.

Na ilha de Nantucket, em Cape Cod (Massachusetts, Nova Inglaterra), são registra