gplus
   

Veja a cronologia do fim dos campos de extermínio

27/01/2015 00:00

Confira Também

Nesta terça-feira (27), celebram-se os 70 anos da libertação do campo de concentração nazista de Auschwitz.

Os campos de concentração e de extermínio nazistas foram libertados à medida que os exércitos aliados avançavam rumo a Berlim.

A libertação começou em 24 de julho de 1944 com a do campo de Majdanek (periferia de Lublin, Polônia) pelo Exército Vermelho e concluiu em 8 de maio com a capitulação sem condições da Alemanha.

Estas libertações ocorreram à medida que se estreitava o cerco contra a Alemanha, com o avanço das tropas soviéticas pelo leste e das americanas e aliadas pelo oeste, e em plena desintegração do Terceiro Reich.

É preciso diferenciar a libertação dos campos propriamente ditos das evacuações, um processo complexo e que foi escalonado ao longo do último ano da guerra.

A libertação, pelo Exército Vermelho, de Auschwitz-Birkenau (Polônia), em 27 de janeiro de 1945, foi precedida pela dissolução paulatina do complexo a partir do verão de 1944 e pela retirada de mais de 60.000 prisioneiros.

Ao chegar, os soviéticos encontraram 7.000 presos que não conseguiram seguir seus companheiros nas chamadas "marchas da morte".

Veja a cronologia da libertação:

1944

- 24 de julho: libertação do campo de Majdanek pelo exército soviético. Dias antes, os nazistas evacuaram a maioria dos prisioneiros para Auschwitz.

- 2 de setembro: começa a evacuação do campo de Natzweiler-Struthof (Alsácia), o único em território francês, na direção a Dachau (Alemanha).

- 23 de novembro: libertação do campo de Natzweiler-Struthof pelo exército americano.

1945

- 18 de janeiro: evacuação de Auschwitz (Polônia, perto de Cracóvia) e dos campos circundantes no 17 e 19 de janeiro, nas marchas da morte (60.000 prisioneiros).

- 20 de janeiro: libertação de Plaszow (periferia de Cracóvia, Polônia) pelo Exército Vermelho. No começo do mês os prisioneiros foram evacuados até Auschwitz.

- 25 de janeiro: começa a evacuação de Stutthof (35 km de Gdansk, então Dantzig) e dos campos anexos.

- 27 de janeiro: o Exército Vermelho libera Auschwitz-Birkenau (os 7.000 presos que restavam eram incapazes de caminhar).

- 28 de fevereiro: libertação de Gross-Roses (Alemanha, hoje Polônia) pelo Exército Vermelho.

- 4 de abril: começa a evacuação de Buchenwald (Alemanha, perto de Weimar), um dos maiores campos de concentração que foram transferidos milhares de prisioneiro procedentes de Auschwitz e de Gross-Rosen.

- 11 de abril: a organização clandestina de Buchenwald, nas mãos dos comunistas alemães, toma o controle do campo horas antes da chegada dos blindados americanos. As tropas americanas também libertam o campo de Dora (perto de Buchenwald).

- 15 de abril: libertação de Bergen-Belsen (noroeste da Alemanha) pelos ingleses.

- 22-23 de abril: o Exército Vermelho liberta Sachsenhausen (Alemanha, norte de Berlim).

- 23 de abril: as tropas americanas libertam Flossenbürg (Bavária, Alemanha)

- 23 de abril: começa a evacuação de Ravensbrück (80 km ao norte de Berlim).

- 29 de abril: os americanos libertam Dachau (Bávaria, Alemanha), o primeiro campo de concentraç&atil