As vantagens de viajar sozinho Mochila nas costas, cara e coragem: viaje pelo mundo da sua maneira gplus
   

As vantagens de viajar sozinho

Mochila nas costas, cara e coragem: viaje pelo mundo da sua maneira

Confira Também

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, houve um crescimento no número de turistas que viajam sozinhos. Em janeiro de 2013, os viajantes solitários representavam aproximadamente 13% dos turistas brasileiros. Já em janeiro deste ano, a turma que deseja colocar o pé na estrada sozinha já atinge os 18%.

A pesquisa também mostra que o perfil do viajante solo abrange todas as faixas de renda, com idade concentrada na população jovem, de até 35 anos.

Se você se enquadra nessa nova tendência, confira abaixo algumas vantagens que só quem viaja sozinho pode desfrutar:

Escolha dos roteiros e destinos
Ter autonomia para escolher o destino, fazer o seu itinerário, decidir o período que deseja viajar e fazer o que bem entender da maneira que quiser, são coisas que não temos o privilégio de fazer quando viajamos acompanhado. Ir para o lugar dos sonhos só depende de você quando você opta por seguir sozinho na aventura.

Liberdade na programação
Durante a viagem, o critério de ir e vir será exclusivamente seu. A programação dos lugares que deseja conhecer, dos horários das refeições e quais meios de transporte irá utilizar, vão depender da sua vontade. Você também poderá ter a opção de não programar nada e simplesmente dormir até cansar. A paz e o sossego serão suas companhias.

Preocupação com você mesmo, e mais ninguém
Na companhia de outras pessoas, é inevitável a preocupação com a segurança e o bem estar de quem nos acompanha durante a viagem. Viajar sozinho traz a grande vantagem de não precisar esquentar a cabeça com eventuais problemas que possam ocorrer com alguém durante a viagem. A responsabilidade é sua, e a independência também.

Conhecer pessoas novas
Sem dúvida, essa é uma das maiores vantagens de viajar sozinho. O viajante solitário pode não ser tão solitário assim, pois tem a oportunidade de conhecer pessoas novas. Assim como você, existem muitas outras pessoas que curtem fazer uma trip solo e todas dispostas a fazer novos amigos. Durante a viagem, você só ficará sozinho se quiser.

Enfrentar os perrengues sozinho 
Os eventuais perrengues de uma viagem podem surgir e você vai ser obrigado a se virar, parceiro. Mas é importante considerar isso como uma oportunidade de amadurecimento. Com essas experiências você vai descobrir que pode resolver os pequenos problemas que pintarem no seu caminho.

Autoconhecimento
Essa pode ser uma grande chance de refletir sobre a própria vida. Estar fora do nosso círculo social, da rotina, longe de casa e da zona de conforto, a viagem solo pode ser um ótimo momento para essa avaliação pessoal.



Se você se identificou e tem vontade de viajar sozinho, veja alguns aplicativos que podem quebrar o seu galho durante a viagem:

Free Wi-Fi Finder
O app tem um objetivo simples: encontra diversas conexões Wi-fi gratuitas de acesso a internet. Esse app caiu do céu, pois evita o gasto com acesso a internet em aeroportos e hotéis, que costumam custar o olho da cara.

Voos Mobile / FlightAware
Esse app brasileiro é fundamental para quem vai fazer uma viagem de várias escalas pelo nosso país. O Voos Mobile permite que o usuário confirme o horário e o status dos voos nos aeroportos do Brasil, se baseando nas atualizações de dados da Infraero.
Com as mesmas funções, o app FlightAware possibilita esses benefícios para o usuário em voos internacionais em váris cidades do mundo.

XE Currency
O XE Currency é um conversor de moedas que oferece cotações atualizadas regularmente e possibilitam que você saiba exatamente quanto vai pagar em reais.

City Walks
Essa app [e ideal para quem gosta de conhecer os lugares andando. Informa a melhor rota de acordo com o tempo de duração da caminhada, além dos pontos de interesse que deseja passar.

AllSubway HD
Esse app possibilita o mapeamento completo das estações de metrô, para que você possa utiliz-a-lo em mais de 130 cidades ao redor do mundo.

Foursquare
App já consolidado, o Foursquare pode ser um guia turístico que conta com os comentários de outros usuários sobre pontos turísticos, bares, restaurantes e casas noturnas de muitas cidades do mundo.

SitOrSquat
Se pintar a vontade de ir ao banheiro durante a viagem, não se preocupe: o SitOrSquat (em inglês, sentar ou agachar) encontra os banheiros públicos mais próximos de você em através da