Conheça as melhores Oktoberfests do Brasil Outubro é mês de Oktoberfest, confira as 3 versões brasileiras que mais se destacam gplus
   

Conheça as melhores Oktoberfests do Brasil

Outubro é mês de Oktoberfest, confira as 3 versões brasileiras que mais se destacam

Confira Também

A tradicionalíssima Oktoberfest de Munique, após dezesseis dias de muita bebedeira e comida boa, terminou na segunda-feira, 3 de outubro, e contou com 5,9 milhões de visitantes de todo o mundo. Haja cerveja! Mas se você não participou da festança, não fique triste: no Brasil há vários lugares para beber muita cerveja e curtir a cultura alemã. E o melhor, ainda dá tempo.

Aqui, a Oktoberfest teve inicio em Itapiranga, uma pequena cidade de Santa Catarina muito conhecida pela sua colônia alemã. A ideia de realizar o evento foi tão boa que logo ganhou destaque e se espalhou pelo Sul do país, chegando até mesmo ao Nordeste. Mas afinal, depois de 37 anos da primeira Oktoberfest em solo brasileiro, quais festas hoje são as melhores?

1. BLUMENAU
Já há algum tempo a Oktoberfest de Blumenau é considerada a maior festa de tradição germânica das Américas, e a segunda maior do mundo no quesito litros de cerveja consumidos (foram 573.361 litros na edição de 2015, perdendo apenas para a versão de Munique). A festa, que vai de 4 a 22 de outubro este ano, promete encher as ruas da cidade catarinense de turistas. 

Além de poder se deliciar com a gastronomia alemã, quem for poderá experimentar e escolher os vários tipos de cervejas de marcas como Eisenbahn, Baden Baden e Container. Isso sem falar das lindas mulheres que, com certeza, tornam o evento um destino certo para solteiros de plantão. 

2. SANTA CRUZ DO SUL
Mas além de Santa Catarina, outro estado marca forte presença entre as melhores Oktoberfests brasileiras. No Rio Grande do Sul, a festa que mais se destaca é a de Santa Cruz do Sul, a 150 quilômetros de Porto Alegre. O evento contou com mais de 140 mil pessoas presentes no ano passado. Em sua 32ª edição, a festa traz, é claro, muita comida e cerveja, além de oficina gastronômica, aula de alemão, shows e até o Torneio Internacional de Eisstocksport, esporte semelhante ao curling, muito conhecido na cidade. A festa vai de 4 a 15 de outubro.

3. IGREJINHA
A gauchada também pode se orgulhar de ter mais uma Oktoberfest entre as melhores do Brasil. Essa festa ocorre em Igrejinha, a 60 quilômetros de Porto Alegre, desde 1988. O evento costuma mobilizar toda a cidade de aproximadamente 35 mil habitantes para apreciar os nove dias de festança, que vão de 20 a 29 de outubro. Além de comer bem e beber muita cerveja, quem for a Igrejinha nesses dias poderá se divertir com jogos alemães (como prova do machado, batalha viking e serra de duas pontas) e participar do concurso de chope de metro (a regra é clara: quem beber 600 ml da bebida primeiro, ganha).


Guilherme de Souza Guilherme