Por que McGregor deve temer José Aldo? O irlandês pode ser o favorito para as casas de aposta, mas não faltam motivos para ter medo do brasileiro campeão. gplus
   

Por que McGregor deve temer José Aldo?

O irlandês pode ser o favorito para as casas de aposta, mas não faltam motivos para ter medo do brasileiro campeão.

Confira Também

Pela defesa do cinturão dos pesos penas, José Aldo enfrentará o irlandês Conor McGregor na madrugada de sábado (12) para domingo (13) em Las Vegas. A luta será transmitida ao vivo pelo canal Combate e só irá ao ar pela Rede Globo 30 minutos após o término da disputa.

Dono do cinturão interino dos pesos penas e favorito pelas casas de apostas, McGregor deu várias declarações polêmicas contra Aldo antes da luta, e sobrou até para quem não tem nada a ver com isso. Segundo o lutador irlandês, até Jesus levaria uma “surra” se ele estivesse no octógono.

Às provocações, José Aldo procurou usar ironia, até porque o lutador mais bem ranqueado do UFC não precisa ser agressivo com as palavras para se autopromover. Como o brasileiro mesmo disse “a resposta é lá dentro”.

Conor McGregor vem passando dos limites. Mas afinal, por que ele deve temer José Aldo?


Cartel
Por ocupar o posto mais alto dos pesos penas do UFC há mais de 5 anos, José Aldo já venceu os melhores lutadores de sua categoria, enquanto, dos top 5, McGregor só venceu Chad Mendes. 

Quando falamos de número de vitórias e derrotas, as estatísticas também favorecem o brasileiro. São 25 vitórias e apenas uma derrota para o brasileiro contra 18 vitórias e duas derrotas para o irlandês. 

Finalização
Apesar das finalizações não serem especialidade dos dois competidores, José Aldo é tetracampeão brasileiro e campeão mundial de jiu-jitsu enquanto seu adversário é faixa-marrom nessa categoria. Mas a superioridade do brasileiro em lutas no chão não fica só na teoria. Em combates profissionais de MMA, José Aldo conseguiu duas vitórias por finalização, McGregor apenas uma.

Defesa
Com 18 nocautes em seu cartel, o irlandês pode ser bom em lutar em pé, mas será difícil deferir um golpe em Aldo. Sem nunca ter beijado a lona em uma luta profissional, o brasileiro tem a melhor média de golpes evitados do UFC, apenas 28% dos golpes infringidos acertaram o campeão. Do outro lado do Octógono, mais de 35% dos golpes acertaram McGregor. Quando se trata em evitar quedas, José Aldo também sai na frente, só no UFC ele tem uma média de 91% de quedas evitadas, enquanto mais de 30% das tentativas de queda derrubaram McGregor

Maior Invencibilidade
José Aldo não perde um confronto a mais tempo que Conor McGregor luta MMA profissionalmente. São mais de 10 anos que separam o líder dos pesos por peso de sua última e única derrota, marca que até mesmo as lendas do esporte, como Anderson Silva e Georges St. Pierre, nem sequer chegaram perto.

É compreensível que os lutadores queiram vender suas lutas e se autopromoverem a partir de declarações polêmicas e picuinhas premeditadas. Entretanto, essas atitudes mostram a incapacidade de vender uma luta somente com seu nome. Pela voz, McGregor atraiu legião de seguidores que acreditam em sua vitória, mas como o resultado se faz no octógono, esperaremos para vamos ver se o irlandês bate tão bem quanto fala.

Além da disputa pelo cinturão dos pesos pena entre José Aldo e Conor McGregor, o UFC 194 contará também com outra disputa de cinturão. Carrasco dos brasileiros, o norte-americano Chris Weidman fará sua 4ª defesa do cinturão dos pesos médios contra seu compatriota Luke Rockhold.


Confira as lutas do UFC 194

CARD PRINCIPAL - A partir de 1h (horário de Brasília)

Peso-pena: José Aldo x Conor McGregor
Peso-médio: Chris Weidman x Luke Rockhold
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Yoel Romero
Peso-meio-médio: Demian Maia x Gunnar Nelson
Peso-pena: Max Holloway x Jeremy Stephens

CARD PRELIMINAR - A partir das 22h (horário de Brasília)

Peso-galo: Urijah Faber x Frankie Saenz
Peso-palha: Tecia Torres x Jocelyn Jones-Lybarger
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Colby Covington
Peso-leve: Léo Santos x Kevin Lee
Peso-leve: Joe Proctor x Magomed Mustafaev
Peso-leve: John Makdessi x Yancy Medeiros
Peso-meio-médio: Court McGee x Márcio Lyoto




Guilherme de Souza Guilherme