7 Melhores destinos para mergulhar Sede de aventura? Descubra quais são os lugares mais espetaculares do planeta que você só pode conhecer de snorkel e pé de pato gplus
   

7 Melhores destinos para mergulhar

Sede de aventura? Descubra quais são os lugares mais espetaculares do planeta que você só pode conhecer de snorkel e pé de pato

Confira Também

Existem poucas coisas no mundo que são tão excitantes quanto colocar um tanque de oxigênio nas costas e mergulhar nas profundezas do oceano. Embora o mergulho seja um esporte que exija preparo e cautela, se você curte adrenalina e viagens exóticas, com certeza vai querer saber quais são os lugares onde é possível nadar ao lado de tubarões-martelo e tartarugas maiores que você. Veja a seguir os sete destinos subaquáticos mais deslumbrantes do globo.
 
7. Trawangan, Ilhas Gili, Indonésia
Uma verdadeira “Babilônia Aquática”, Gili Trawangan é a maior das duas ilhas, cujas águas claras abrigam mais de 3500 espécies marinhas incluindo tubarões , tartarugas, cavalos-marinhos pigmeus e corais coloridos. Qualquer época do ano é o momento perfeito para visitar este paraíso indonésio, segundo o Lonely Planet. Embora cogumelos alucinógenos sejam liberados por lá, você não vai precisar deles para “viajar” nas cores psicodélicas de Trawangan. 

6. Lagoa Água-viva, Palau
Aqui só é possível mergulhar de snorkel e não é permitido barcos a motor. Ao imergir nas águas cristalinas de Ongeim’l Tketau, um dos lagos das Rock Islands, basta seguir os raios de sol refletidos em milhares de águas-vivas cintilantes para encontrar o paraíso perdido. Neste lago improvável simplesmente não há predadores:  e elas perderam a habilidade de ferroar. Algumas são do tamanho de grãos de milho, de acordo com a Sport Diver, enquanto outras são maiores que as suas mãos. Assista ao balé desses animais incríveis num cenário que parece tirado do Jurassic Park. 

5. Atol Baa, Maldivas
Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, o Atol Baa já foi tema e palco de diversos documentários internacionais pela riqueza de sua fauna.  Com apenas 46 km de comprimento por 38 km de largura, o lugar é lar de tubarões-baleia , arraias gigantes, tartarugas-de-couro e a famosa moreia-favo-de-mel. Segundo o governo local, mais de 12 mil habitantes residem no atol que recebe cerca de 350 mil turistas por ano.

4. Naufrágio SS Yongala, Austrália
Segundo o site Dive Zone, SS Yongala  é um dos melhores lugares para mergulhar na Austrália e para muitos, o melhor lugar do mundo. Próximo à cidade de Townsville, em Queensland, o naufrágio do Yongala é um ex-navio de passageiros que repousa a 110 m de profundidade. Ele afundou em 1911 durante um ciclone tropical com seus 124 passageiros. O naufrágio foi encontrado somente em 1958, e acabou se tornando uma atração turística australiana. Mergulhe ao lado de garoupas do tamanho de um carro, jamantas, muitas tartarugas, cobras marinhas , enormes cardumes de barracudas, além de xaréus gigantes e várias espécies de tubarões, incluindo os raros tubarão-touro e o tubarão-tigre. 

3. Galápagos, Equador  
Para mergulhar neste ponto isolado do Oceano Pacífico, você precisa de roupa de mergulho de 5-7 milímetros, porque a água é gelada a beça. O arquipélago vulcânico a mil quilômetros no sentido oeste do Equador marca a confluência de três correntes oceânicas, o que explica a diversidade absurda que espantou Darwin há mais de 170 anos. Entre iguanas aquáticas, focas, corais, pinguins e tubarões-martelo, praticamente 20% da vida marinha de Galápagos é endêmica, ou seja, não existe em mais nenhum outro lugar do planeta.  Sensacional.

2. Great Blue Hole, Belize
Formada na última era do gelo, o sumidouro submarino de Belize é um verdadeiro aquário natural de 300 metros de largura e assustadores 124 metros de profundidade. Sua hipnotizante água azulada cobre misteriosas estalactites e estalagmites multi-coloridas, além de cavernas submersas, onde inúmeras espécies de peixes vivem entre as depressões íngremes de paredes escuras e sombras azuladas.

1. Ras Mohammed, Egito
Chega um ponto em que as paisagens áridas da Península do Sinai se rendem ao Mar Vermelho – é aqui que fica o Ras Mohammed National Park. A 12 km de da cidade de Sharm-el-Sheikh, nele há duas ilhas que parecem pontinhos quase invisíveis no mapa, porém é onde vivem 150 espécies de crustáceos,  40 tipos de estrelas-do-mar, moluscos exóticos e a rara tartaruga Hawksbill – ameaçada de extinção. Um cenário difícil de esquecer.


Danilo Barba