As trilhas mais perigosas do mundo que fazem qualquer homem tremer Elevadas altitudes e grande risco de morte são fatores em comum entre as trilhas mais perigosas do mundo gplus
   

As trilhas mais perigosas do mundo que fazem qualquer homem tremer

Elevadas altitudes e grande risco de morte são fatores em comum entre as trilhas mais perigosas do mundo

Confira Também

Para homens apaixonados por adrenalina, passar por uma situação de perigo pode ser apenas o meio para a sensação de bem estar. No entanto, as trilhas mais perigosas do mundo assustam qualquer um. Até porque, não respeitar o risco que se corre nessas travessias pode resultar em acidente fatal. Bem que o velho ditado já dizia, “o medo é o que nos mantém vivos”.

Altitudes elevadas e risco de morte são os fatores em comum entre as trilhas mais perigosas do mundo. Caso o aventureiro queira chegar ao fim do percurso, estar com o preparo físico em dia e ficar atento a todo o momento é necessário. Conheça as cinco trilhas mais perigosas do mundo.

Monte Huashan
Só o fato de o Monte Huashan ser considerado uma das cinco montanhas sagradas da China já dá ao lugar um clima especial. O Monte possui cinco picos que proporcionam vistas deslumbrantes. O mais alto é o Pico do Sul. Ele possui 2.160 metros de altitude e chegar lá não é nada fácil.

A trilha começa em um gigantesco caminho de escadas esculpidas sobre rocha. Em alguns trechos é possível se segurar no corrimão de correntes, já em outros é melhor torcer para não ser traído pelo hipotálamo. Depois de subir a Escada Para o Céu, a sensação é que você chegou ao inferno, porque eis que chega a parte mais perigosa da trilha: um caminho de tábuas de 30 centímetros de largura preso à parede vertical da montanha. Para sua segurança, você pode se agarrar às correntes, também presas à montanha. Depois de o coração ir a mil, quando se chega ao topo da montanha é possível relaxar na casa de chá que fica localizada no topo da montanha.

Caso esteja pensando em visitar o Monte Huashan com sua namorada que tem medo de altura, relaxe. Para ir aos picos das montanhas também é possível pegar um teleférico. Estima-se que 100 aventureiros morrem anualmente nesse trajeto. 

Vulcão Pacaya
Já que estamos falando de trilhas assustadoras, por que não subir um vulcão em atividade? Pode parecer loucura, mas essa trilha existe.

Localizado próximo à capital da Guatemala, o vulcão Pacaya tem 2.552 metros de altura. O percurso é rápido. Dura cerca de uma hora e meia e não é tão desgastante. Porém, o perigo está sempre por perto. Além de ter que passar por pedras quentes e afiadas – o que pode provocar pequenos cortes –, em alguns pontos a lava do vulcão passa bem perto. Se arriscar demais pode causar queimaduras fatais.

Outro fato que deixa essa trilha ainda mais apavorante é que nunca se sabe ao certo o quando o vulcão Papaya entrará em erupção novamente. A última vez que isso aconteceu foi em 2010 e resultou na morte de um jornalista. 

Drakensberg Amphitheatre
Que tal fazer uma trilha pela maior montanha da África do Sul? O trajeto é longo, e percorre-lo dura cerca de três dias, dependendo do ritmo. Durante a noite, dorme-se em tendas ou em cabanas. O percurso é bem cansativo, mas as belezas colossais das montanhas sul-africanas compensam qualquer esforço. 

Além de paisagens de tirar o fôlego, no trajeto é possível encontrar vários animais selvagens. Uma das partes mais encantadoras da trilha é o encontro com a cachoeira Tugella Falls, que possui 947 metros de altura e é considerada uma das maiores do mundo. 

Entretanto, todo bônus tem seu ônus. Como todo o percurso é feito sobre montanhas, é melhor o trilheiro estar com as pernas fortes. Desníveis de relevo têm de na Cordilheira do Drakensberg. As partes mais assustadoras da trilha são as íngremes travessias sobre pedras soltas e as longas descidas pelas escadas suspensas. Em pouquíssimo tempo a região pode sofrer brutas mudanças de clima, e isso pode atrapalhar (e muito). No inverno, há trechos com neve.

Huayna Picchu
Quer ter uma vista panorâmica de toda Machu Picchu? Isso é possível, se você conseguir subir a Huayna Picchu, que fica a 2.700 metros do mar.

Pelo fato de Machu Picchu ser um dos mais importantes pontos turísticos do mundo, muitas pessoas querem fazer a trilha mais desafiadora da região. Entretanto, somente 400 pessoas podem fazê-la por dia. Antes de a trilha começar é necessário assinar um livro e o mesmo deve ser feito após o percurso ser concluído. Não pense que isso é feito para que você tenha seu nome gravado entre os desafiadores da Huayna Picchu. Fazer com que os turistas assinem o livro é apenas  uma forma dos guias terem certeza de que você não morreu no caminho.

A subida é cansativa e muitos degraus estão à espera dos aventureiros. Trechos estreitos e descidas perigosas estão em várias partes dessa trilha. O desbravador terá que conviver com o abismo em várias situações.

Caminito del Rey
O Caminito del Rey fica em Andaluzia, na Espanha. Sua rota possui mais de 100 anos e foi construída para que os trabalhadores pudessem chegar ao Rio Guadalhorse, onde estava sendo feita uma hidrelétrica. No dia da inauguração da represa, o então rei da Espanha, Afonso XIII, teve que passar por esse caminho, daí veio o nome da trilha.

Obviamente, hoje o caminho não se encontra tão tranquilo e favorável quanto o enfrentado pelo monarca espanhol. Em 2001 a trilha chegou a ser fechada devido a cinco mortes acontecidas entre 1999 e 2000. Porém, recentemente ela voltou a ser aberta após passar por reformas. Mas, nem pense que encarar o Caminito del Rey será uma tarefa fácil.

Quem resolver fazer o percurso atravessará o caminho de três quilômetros recheados de insegurança. Barras de ferro e pisos deteriorados são desafios a serem encarados para chegar ao fim da trilha. Enfim, esse caminho um dia já foi um lugar de fácil travessia, mas a falta de manutenção constante e a grande possibilidade de uma queda fizeram do Caminito del Rey uma das trilhas mais perigosas do mundo.

E o que você ganha atravessando o Caminito del Rey? Dessa vez, nenhuma xícara de chá estará esperando o aventureiro. Mas, as rochas do Vale da Laranja e o rio Gualdahorse embelezam todo o percurso. Só tome cuidado para não apreciar demais a paisagem e não prestar atenção no seu próximo passo.

 

 


Guilherme de Souza Guilherme