Traição: estudo mostra como homens e mulheres encaram a infidelidade Pesquisa sugere que os homens são os que sofrem mais com as aventuras sexuais de suas parceiras durante o relacionamento gplus
   

Traição: estudo mostra como homens e mulheres encaram a infidelidade

Pesquisa sugere que os homens são os que sofrem mais com as aventuras sexuais de suas parceiras durante o relacionamento

Confira Também

O que te deixaria mais abalado? Pegar sua mulher na cama com um cara ou descobrir que ela está apaixonada por outro? Se a primeira situação é a que deixaria você mais para baixo, saiba que a maioria dos homens heterossexuais têm o mesmo pensamento. 

Uma pesquisa feita pela Universidade de Chapman, na Califórnia, EUA, que contou com 63.894 participantes de diferentes orientações sexuais e gêneros, mostrou que 54% dos homens heterossexuais sofrem mais com a infidelidade sexual, enquanto 46% deles acreditam que a pior traição é a emocional.

De acordo com o estudo, o grupo dos homens heterossexuais foi o único que, em sua maioria, afirmou que saber que sua parceira está se relacionando sexualmente com outro homem (sem se envolver emocionalmente) é mais angustiante do que descobrir que ela se apaixonou por outro, mesmo sem nunca ter se aventurado sexualmente com ele. Entre as mulheres heterossexuais, apenas 35% disseram sofrer mais com a traição sexual. Gays, lésbicas e bissexuais apresentaram índices semelhantes aos apresentados pelas mulheres heterossexuais. 

A explicação para esse fenômeno pode estar atrelada à evolução humana, diz o estudo. Como os homens não conseguem ter absoluta certeza de sua paternidade (exceto com testes de DNA), eles correm o risco de gastar energia para sustentar um filho que na realidade é de outra pessoa e por isso tendem a ter mais ciúmes de uma traição física do que psicológica. 

Por outro lado, a origem dos ciúmes das mulheres pode ser outro, visto que elas dão à luz aos próprios filhos. Como, biologicamente, elas devem cuidar de sua prole, o descompromisso emocional do parceiro pode colocar em risco a segurança e o sustento de si mesma e de seus filhos. Com ele apaixonado por outra, as mulheres sentem medo de serem abandonadas não contar mais com os recursos materiais e emocionais que seriam destinados a elas.

Além das razões evolucionistas, o estudo também abordou outro fator que pode levar os homens a se sentirem pior em casos de traições que envolvem atos sexuais. Como a sociedade pressiona os homens a serem ótimos de cama, uma traição meramente sexual pode colocar o desempenho sexual em cheque o que, consequentemente, os deixa ainda mais tristes.


Guilherme de Souza Guilherme