Top 10 : desenvolvedoras de games Konami dará continuidade a franquia Metal Gear, sem seu criador Hideo Kojima. Além da Komani quais são as grandes da indústria? gplus
   

Top 10 : desenvolvedoras de games

Konami dará continuidade a franquia Metal Gear, sem seu criador Hideo Kojima. Além da Komani quais são as grandes da indústria?

Confira Também

Existem três pilares que tornam a indústria dos games sólida e lucrativa. São eles: os designers de games, as desenvolvedoras e as grandes franquias. Porém nem sempre há equilíbrio na força. E por vezes os designers e as desenvolvedoras entram em rota de colisão colocando em risco o sucesso de grandes franquias.

É este o grande desafio que a Konami vem enfrentando. Hideo Kojima é um dos maiores visionários da história dos games. E Metal Gear - série de jogos criada por Kojima para a Konami - é uma das maiores e mais influentes franquias da história. Contudo o casamento entre a Konami e Kojima chegou ao fim e a empresa já afirmou que dará continuidade a franquia, mesmo sem Hideo Kojima, o pai de Metal Gear. 

Pro bem ou pro mal as desenvolvedoras tem um papel crucial na criação e distribuição de jogos, e são responsáveis pelo financiamento e manutenção de grandes franquias. Então conheça outras 10 grandes desenvolvedoras além da Konami. Confira a lista: 

#10 Namco Bandai 
Fundada em 1955 com o nome de “Nakamura Manufacturing Ltd.”, a Namco é uma das mais importantes desenvolvedoras da história dos games como: Ace Combat, Soul Calibur, Galaxian, Pac-Man, Galaga, Star Fox: Assault, Soul Edge, Tekken e Ridge Racer series. Uma curiosidade é que Toru Iwatani - criador de Pac-Man -, participou do filme Pixels com Adam Sandler 

#9 Sega 
Antiga produtora japonesa de consoles, e hoje apenas desenvolvedora de games, a Sega certamente fez parte da infância de diversas gerações. Entre as franquias mais famosas da empresa podemos citar os jogos do seu mascote Sonic The Headhog - o segundo rosto mais conhecido do mundo dos games -, além de franquias de sucesso como Sega Rally, Shenmue, Virtua Fighter, Golden Axe, Streets Of Rage, Altered Beast, Football Maneger, entre outras tantas.

#8 Eletronic Arts 
Fundada em 1982 a famosa EA foi pioneira no desenvolvimento de jogos para computadores pessoais. Além dos diversos jogos de esportes desenvolvidos sobre a plataforma EA SPORTS (títulos como: Madden NFL, FIFA Football e NBA Live) há também uma séria de franquias renomadas da empresa, como: Battlefield, Need For Speed, The Sims, Medal Of Honor, Mass Efect e Dragon Age.

#7 Ubisoft
A francesa Ubisoft é uma das gigantes do mundo dos games. Fundada em 1986 a multinacional conta hoje com 26 estúdios em 19 países. Entre suas principais franquias temos: Assassin's Creed, Far Cry, Driver, Just Dance, Rayman, Myst, Splinter Cell, Imagine, Prince of Persia, Watch Dogs, The Crew, Valiant Hearts: The Great War e South Park: The Stick of The Truth. 

#6 Activison Blizzard
A americana Activision Blizzard é uma desenvolvedora e distribuidora sediada em Santa Mônica no estado da Califórnia. A empresa nasceu da união das já gigantes Activision e Blizzard, criando um dos maiores conglomerados de games do mundo. Entre as grandes franquias que de seu catálogo temos: Call Of Duty, Tony Hawk’s, Guitar Hero, Spider Man, Pitfall!, Crash Bandicoot (o primeiro mascote da Sony), Spyro the Dragon, Rock n’ Roll Racing, Diablo, Warcraft e Starcraft. 

#5 Sony
A contribuição da Sony para os games é gigantesca, sua linha de console, o Playstation é líder do mercado há mais de uma década, e para manter seu console competitivo a Sony também investe alto em jogos exclusivos. Entre eles podemos destacar as grandes franquias Infamous, God Of War, Killzone e Uncharted. Além de games como Shadow Of Colossus e The Last of Us. 

#4 Square Enix
Criada em 2003 a Square Enix é a fusão de duas das maiores desenvolvedoras do Japão, a Square Co. e a Enix Corporation. Juntas elas somam um catálogo de dar inveja as maiores empresas do mundo, entre seus títulos podemos encontrar jogos como: Final Fantasy, Chrono Trigger, Xenogears, Dragon Quest, Star Ocean, Kingdom Hearts, Tomb Raider, Sleeping Dogs, Front Mission, Hitman, Deus EX, Parasite Eve, Secret Of Mana, Super Mario RPG e mais uma infinidade de jogos e franquias. 

#3 Rockstar Games
Fundada em 1998 a Rockstar Games é sinônimo de qualidade e inovação. Com jogos que beiram a perfeição, a Rockstar é sem sombra de dúvidas uma das melhores distribuidoras da história. Entre os games mais famosos da empresa temos: Grand Theft Auto (GTA), Midnight Club, Manhunt, Max Payne, Red Dead, Bully, The Warriors e muito mais. 

#2 Capcom
A gigantesca, saudosa e revolucionária Capcom é conhecida por criar diversas franquias multimilionárias ao longo de mais de três décadas de existência. Todo mundo já se deliciou com jogos como Captain Comanndo, Ghouls’n Ghosts, Alladin, Commando, Duck Tales entre outros tantos. E digo mais, quem não conhece franquias como Mega Man, Street Fighter, Onimusha, Resident Evil, Dino Crisis, Final Fight e Devil May Cry? Praticamente o mundo todo. 

#1 Nintendo 
A empresa que mudou a história dos games. Com as suas plataformas NES e SNES a Nintendo mudou a forma de se jogar vídeo game. Mais que isso, a empresa japonesa criou diversas franquias que ficarão pra sempre no imaginário coletivo. Sem contar que em seu quadro de funcionários a companhia conta com a mente visionária do maior designer de games da história. Shigeru Miyamoto. Entre os jogos que a empresa já desenvolveu encontramos franquias como: Mario Bros, Metroid, Star Fox, The Legend Of Zelda, F-Zero, Kirby, Pokémon, Donkey Kong e muito, muito mais. 


Marcel Costa