Os benefícios do álcool Cientistas mostram que o consumo moderado de álcool traz benefícios para o organismo, acelera o raciocínio e estimula o otimismo gplus
   

Os benefícios do álcool

Cientistas mostram que o consumo moderado de álcool traz benefícios para o organismo, acelera o raciocínio e estimula o otimismo

Confira Também

Beber sem culpa. Quem não quer? Não é pra encher a cara, mas socialmente e mais de uma vez por semana, alguns estudos já afirmam e comprovam que o álcool não faz tão mal para a saúde como se propaga. Calma, não precisa parar nesse parágrafo e sair correndo pro bar! Vários mitos com relação à bebida alcoólica tem sido esclarecidos para que você possa aproveitar aquele drinque relaxante depois de um dia puxado de trabalho. Cientistas não cessam em fazer pesquisas apontando que o consumo moderado de algumas bebidas pode trazer muitos benefícios ao metabolismo. 

Veja quais são os benefícios em tomar umas e outras de vez em quando segundo a ciência:

#1 Melhor desempenho do trabalho 
Um estudo no American Journal of Epidemiology concluiu que pessoas que não bebem, pararam de beber ou bebem muito estiveram ausentes do trabalho cerca de 1,2 vezes mais do que aqueles que consomem bebidas de forma moderada. O estudo também descobriu que os bebedores trabalham melhor e ganham mais. A pesquisa mostra que "o aumento da taxa de faltas por doença entre os não-bebedores e os bebedores moderados pode ser resultado da falta dos efeitos protetores do álcool". 

#2 Raciocínio mais rápido 
Estudo publicado na revista Consciousness and Cognition aponta que a bebida estimula a criatividade. A pesquisa foi realizado com 20 pessoas enquanto assistiam um desenho, petiscavam e bebiam vodca. Depois foi feito uma espécie de quiz de raciocínio lógico com os que beberam contra os que não haviam consumido álcool. O resultado: Os que haviam bebido conseguiram responder as perguntas até 4 segundos antes do que os que não ingeriram bebida alcoólica.

#3 Melhor desempenho cognitivo a longo prazo 
Bebedores não são bons apenas em jogos de palavras, eles também têm melhor funcionamento cognitivo a longo prazo, mesmo em idade avançada. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que os bebedores moderados não só têm melhor funcionamento cognitivo do que os abstêmios, como também não houve aumento significativo dos riscos cognitivos associados com níveis mais elevados de consumo, independente da bebida ingerida.
 
#4 Maior otimismo 
Uma pesquisa mostra que não-bebedores apresentam quadros mais frequentes de depressão e ansiedade do que aqueles que bebem moderadamente. O curioso é que os que não apreciam a bebida tendem a ser mais depressivos do que os que bebem muito. O resultado é realmente um choque, principalmente quando os pesquisadores entrevistaram frequentadores do AA e encontraram resultados semelhantes aos daqueles que nunca beberam na vida. Ambos estavam mais propensos à depressão.

#5 Coração forte 
Pode parecer surpreendente, mas os pesquisadores estão agora em consenso de que uma ou duas bebidas por dia faz bem para o sistema circulatório e para o coração. O consumo não só baixa as taxas de morte por ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral como reduz significativamente o risco de contrair doenças cardíacas. O álcool aumenta os níveis de HDL (o colesterol bom), além de atuar como um anticoagulante.

#6 Vários efeitos para a saúde 
Existem vários outros benefícios trazidos pelo consumo moderado de álcool. Por exemplo: os bebedores têm menos cálculos biliares que os que não bebem. Os investigadores suspeitam que álcool no fígado dilui o lixo produzido por esse órgão. Além disso, os pesquisadores da UCLA descobriram que o consumo de certa quantidade de álcool pode duplicar a expectativa de vida. Um estudo da Universidade Católica de Campobasso descobriu que o homem que consome até quatro drinques diários reduz a probabilidade de morrer de qualquer doença.

E para comemorar as informações dessa lista, saia do computador e vá tomar uma!