É gozar para não ficar maluco Especialistas garantem que orgasmo pode prevenir doenças mentais e físicas gplus
   

É gozar para não ficar maluco

Especialistas garantem que orgasmo pode prevenir doenças mentais e físicas

Confira Também

O prazer do orgasmo, algo difícil de definir e parametrizar, não é apenas uma sensação de satisfação. De acordo com cientistas e especialistas da área de saúde, gozar é algo benéfico para todo o corpo e para a vida. De acordo com a BBC, a psicanalista espanhola Magdalena Salamanca, uma das maiores referências do assunto no mundo, afirma que a abstinência pode provocar doenças e transtornos mentais.

No entendimento dela, o orgasmo é a satisfação de um dos instintos mais importantes do ser humano, que é o sexual. Salamanca destacou ainda que muitos dos problemas de cunho social ou profissional estão vinculados à insatisfação sexual; como a ansiedade, que é um dos transtornos mais relacionados com a ausência do prazer.

Há alguns meses, cientistas da Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, atestaram que o orgasmo ativa mais de 80 regiões do cérebro. Utilizando imagens de ressonância magnética do cérebro de uma mulher de 54 anos durante o clímax sexual, os pesquisadores descobriram que quase toda a região cerebral se tornou amarela, numa indicação de que o órgão estava quase inteiramente ativo.

Magdalena Salamanca destaca que a saúde física e psíquica estão muito vinculadas à satisfação sexual proporcionada pelo orgasmo, o que a pesquisa da Universidade Rutgers parece comprovar.  O estudo mostrou, ainda, como a atividade cerebral iniciada pelo orgasmo se propaga por todo o sistema límbico, relacionado às emoções e à personalidade.