Pilates também é atividade para homens Deixe o preconceito de lado! Conheça os benefícios da prática do pilates para os homens e se surpreenda gplus
   

Pilates também é atividade para homens

Deixe o preconceito de lado! Conheça os benefícios da prática do pilates para os homens e se surpreenda

Confira Também

Se você é daqueles que pensam que só pode fazer musculação e ainda acha que pilates é coisa de mulher, precisa rever seus conceitos. O pilates é uma prática que busca um corpo saudável, além de ser uma ótima forma de tonificar os músculos e perder peso. A técnica foi criada após a Segunda Guerra por Joseph Pilates, um alemão que teve uma infância fragilizada por doenças como raquitismo, asma e febre reumática. 

Com o objetivo de ultrapassar as barreiras impostas pela sua saúde, Pilates se dedicou a estudar anatomia, fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Dessa forma, ele conseguiu desenvolver exercícios e criar um método para levar seus praticantes a uma vida longa e saudável. Com a prática, ele se tornou ginasta e mergulhador. 

A prática do pilates propõe o equilíbrio entre mente e corpo. Se você ainda não está convencido, confira essa lista de benefícios.

1 – Melhora o seu desempenho em qualquer outra atividade física
O pilates trabalha postura, equilíbrio, estabilidade, flexibilidade, respiração, coordenação, circulação, fortalecimento e resistência, sendo útil para aperfeiçoar qualquer prática esportiva. Há muitos corredores de rua, por exemplo, que se aproveitam desses benefícios.

2 - Diminui tensões e elimina estresse
Apesar de ser muito diferente da ioga e de não usar a meditação, o pilates, por atuar no equilíbrio da mente, na concentração e na harmonia do organismo, ajuda a relaxar.

3 – Trabalha o corpo todo
Devido à grande variedade de exercícios, o pilates consegue trabalhar todas as partes do corpo. Ao contrário da musculação, ele não leva à hipertrofia do músculo, mas o fortalece.

4 – Alivia e previne dores nas costas
Como os exercícios trabalham com a postura e promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, a prática faz com que naturalmente deixemos de forçar as costas.

5 – Pode te garantir aquele tanquinho
Quando realizado da forma correta, a prática define o abdômen, já que todos os exercícios são feitos em sincronia com a respiração.  Devemos inspirar profundamente e, ao expirar, levar o umbigo em direção às costas, contraindo os músculos do abdômen. Além disso, durante os exercícios, os músculos do abdômen são os mais trabalhados.


Fernanda Guillen