Por que o pênis tem esse formato? Psicologia evolucionária revela o que está por trás do design peniano e em que momento o tamanho é documento gplus
   

Por que o pênis tem esse formato?

Psicologia evolucionária revela o que está por trás do design peniano e em que momento o tamanho é documento

Confira Também

Isso pode ser mais comum durante a infância, mas o fato é que todo homem já olhou para o seu próprio pau e fez a pergunta que abre esta matéria. Afinal, diante de tantas possibilidades, o que levou a natureza a esculpir o órgão sexual masculino dessa forma? Se você pensa que o tamanho não importa e que o pinto não passa de uma vareta pra “injetar” esperma na fêmea, as pesquisas do psicólogo evolucionário Gordon Gallup podem te fazer mudar de ideia.

Num artigo publicado no jornal Evolutionary Psychology, Gallup apresenta sua Teoria de Deslocamento de Sêmen, em que afirma que o formato da ponta do pênis é essencial na competição pela fecundação. Segundo ele, a parte inferior que liga a cabeça ao corpo do órgão age como uma espécie de pá, eliminando como um quebra-gelo o esperma de parceiros anteriores da mulher.

Estudos feitos a partir da ressonância magnética de casais heterosexuais transando revelaram ainda que, durante o coito, o pênis geralmente se expande e preenche completamente a vagina -- em alguns casos, ele poder chegar até colo da mulher, elevando seu útero. Isto combinado com o a ejaculação potente do ser humano (que pode chegar a mais de um metro de distância), sugere que os homens foram projetados para liberar esperma no ponto mais alto da vagina possível. Além disso, sucção gerada pelo movimento sincronizado durante a relação sexual facilita ainda mais o processo.

Em comparação com outros primatas, o pênis humano é, no geral, pelo menos o dobro do tamanho quando ereto. Além disso, os chimpanzés, gorilas e orangotangos possuem orgãos genitais mais retilíneos, onde a glande ( a “cabeça”) não possui a crista coronal como o pênis do homem. A adaptação biológica nem sempre é o caminho para entendermos de que maneira essa mudança ocorreu -- um bom exemplo disso é o sangue, que é vermelho por conter a proteína hemoglobina, embora não haja qualquer objetivo aparente para a coloração. De qualquer maneira, o formato do instrumento deu a nossos ancestrais uma vantagem competitiva em termos de sucesso reprodutivo. 

Outros animais também foram “presenteados” com órgãos sexuais bem específicos, embora a vantagem às vezes exija um preço alto, pago principalmente pelas fêmeas. Este é o caso dos dos gatos, cujo pênis vem equipado com uma fileira de cerca de 150 espinhos em formato de anzol, que literalmente arranham as paredes da vagina da gata (você pensava que os gemidos no telhado eram de prazer?). Esta “tortura”, na verdade, tanto desencadeia a ovulação como também dispersa o esperma dos machos que cruzaram com o animal recentemente.


Danilo Barba