O manual definitivo da suplementação Investigamos junto a nutricionistas e fisiologistas qual é a fórmula para o homem que deseja crescer ou emagrecer nos treinos gplus
   

O manual definitivo da suplementação

Investigamos junto a nutricionistas e fisiologistas qual é a fórmula para o homem que deseja crescer ou emagrecer nos treinos

Confira Também

A grande maioria dos homens que faz academia têm como objetivos ganhar massa muscular e/ou perder peso. Em ambos os casos é muito comum que o próprio professor ou personal trainer recomende algum suplemento específico para acelerar o caminho por estes resultados desejados. É bem verdade que é comprovado que estes produtos, se bem recomendados por um nutricionista, costumam funcionar muito bem, mas como os homens fogem de um médico como o diabo da cruz, acabam sequer sabendo o que realmente estão ingerindo e como torná-los ainda mais efetivos em seus treinos.

"O consumo do blend de proteínas (suplementos) em exercícios de resistência ou hipertrofia, leva ao músculo uma maior disponibidade de aminoácidos precoce após o exercício, mantendo a síntese proteica e regularizando o equilíbrio da proteína muscular durante o período de recuperação após exercícios", explica a Dra. Thais Nabholz, especialista em fisiologia e nutrição e autora do livro "Nutrição Esportiva".

Porém, ela enfatiza que o mesmo não ocorre quando a suplementação é utilizada de forma tardia, pois aumenta a disponibilidade de aminoácidos durante a recuperação muscular e acaba levando a perda da proteína dentro do músculo (efeito catabólico) e nenhum ganho de massa muscular é observada. Ou seja, um detalhe muito importante que pode passar reto de um planejamento bem feito nos treinos de um homem.

"Além disso, o blend proteico apresenta características de absorção diferentes para cada um de seus componentes. É o caso do Whey Protein, conhecida como proteína fast, uma vez que sua absorção inicia-se entre 20 e 30 minutos. O Whey Protein é uma excelente fonte de uma cadeia de um aminoácido essencial, principalmente a leucina, que desempenha um papel importante na síntese protéica muscular e no crescimento muscular. Indivíduos que praticam exercícios se beneficiam das dietas com alto teor de leucina e têm mais massa muscular e menos gordura corporal", aponta Thais.

Como este tipo de produto age no organismo?
Thais aponta que no caso do Whey Protein, o produto fornece aos atletas a manutenção do sistema imune saudável por meio do aumento dos níveis de glutationa no corpo, um antioxidante necessário para um sistema imune. O fato é que exercícios e treinamentos de resistência podem reduzir os níveis desta substância.

Por outro lado, a Caseína é denominada como proteína slow, pois seu tempo de absorção é gradual e mais prolongado. Contudo, a caseína é uma proteína de alto valor biológico (boa variedade de aminoácidos e com aminoácidos essenciais) e estudos comprovam sua eficiência na redução no catabolismo muscular (decomposição das fibras musculares para utilizar as proteínas como energia).

Há também o caso da proteína de soja isolada, chamada de "‘intermediária" em termos de taxa de digestão. A estratégia de proteínas fast com proteínas slow, proporciona maior aumento de massa muscular do que apenas consumir um tipo única de proteína, uma vez que diferentes aminoácidos são liberados para o sangue de maneira gradativa estimulando a síntese proteica por maior tempo, retardando a fadiga muscular e melhorando do perfil imunológico e estimulando a capacidade anticatabólica.

Suplemento em excesso sobrecarrega o organismo?
Não é qualquer um que deve ingerir o produto. Isso porque ele só se faz necessário perante a intensidade e a modalidade esportiva. "A junção de vários suplementos sem orientação de um profissional habilitado pode sobrecarregar algumas atividades enzimáticas, comprometendo o sistema renal e o fígado. Existe a fase de carregamento, ciclo de treinamento e pós-ciclo, devemos respeitar o corpo e suas respostas metabólicas para que se possa alcançar o objetivo de forma segura e eficaz", aponta.

O suplemento perfeito para ganho de massa
A recomendação sugerida pela Dra. Thais é a seguinte: 40g de Whey Protein misturado com 4 g de caseína mais 25 a 40 g de proteína de soja isolada, consumido diariamente durante um treinamento de 10 semanas para programa de musculação. "Você pode associar também outros aminoácidos no blend de proteínas como BCAA (leucina, isoleucina e valina), bem como a glutamina, arginina, creatina e albumina", completa.

O suplemento perfeito para emagrecer
Muitos suplementos estão sendo vendidos com o milagre para emagrecer, sem baseamento científico que podem comprometer a saúde de muitas pessoas. Já outros compostos são muito mais confiáveis. "Como os extraídos da planta Carthamus tinctorius, óleo de cártamo ou picolinato de cromo, que prometem acelerar a queima da gordura corporal e principalmente na região da cintura, pois possuem substâncias anti-inflamatórias, agindo contra os radicais livres, permitindo que o antioxidantes nutram as células", aponta Thais.

Em outras palavras, o ativo, ao reduzir a quantidade de gordura, é capaz de flacidez da pele. Outro benefício: com menos gordura acumulada no corpo, os músculos ficam mais visíveis e o corpo fica mais definido. Outro suplemento utilizado é a cafeína, responsável por ser diurética e também promover saciedade, contudo sem uma alimentação adequada os suplementos deixam de ser potencializados e os efeitos são reduzidos.

Há diferenças entre o homem e a mulher?
"A suplementação para as mulheres, não é muito diferente da dos homens. Podem ser usados todos os tipos de suplementos citados levando-se em consideração apenas a quantidade a ser tomada, respeitando a individualidade biológica e a necessidade de cada suplemento de acordo com a intensidade dos treinos e o objetivo buscado. Alguns suplementos a com alto teor de cafeína, creatina, alguns tipos de Whey, óxido nítrico, devem ser mais cautelosos para mulheres", alerta Thaís.

Mas, seja para emagrecer ou para crescer, nunca é demais lembrar que cada indivíduo tem respostas metabólicas diferentes seja por genética, biótipo, frequencia de treinamento e tipo de exercício (aeróbio, anaeróbio ou resistido). "Podemos observar resultados seguros a partir de 15 dias a 30 dias, quando a relação alimentação x suplementação x treinamento se combinam de forma certa. O resultado é rápido, num período de 3 a 6 meses você observa um corpo bem definido", explica.

Thaís ainda lembra que no caso da perda de peso, ha cuidados extras, pois deve-se preservar a massa muscular a qualquer custo, e a partir de uma primeira meta alcançada durante o tratamento, o pensamento deve ser o da troca de massa gorda pela massa magra sem mexer mais no peso. "Trabalhamos a tonificação muscular e depois a hipertofia para que o resultado da perda de peso se torne duradouro".

Então, para não ficar perdido no meio de tantos produtos do mercado, procurar um médico é algo inevitável para você. E hoje isso não é tão difícil, já que as próprias academias mais sérias possuem um profissional especializado neles em seu plantel.