Truques para cuidar dos sapatos depois de encarar a chuva Choveu, e agora? Fique de olho nessas dicas para deixar seu sapato molhado com cara de novo gplus
   

Truques para cuidar dos sapatos depois de encarar a chuva

Choveu, e agora? Fique de olho nessas dicas para deixar seu sapato molhado com cara de novo

Confira Também

* Conteúdo patrocinado por Ferracini 24h.

Você tirou seus sapatos preferidos (e elegantes) do armário, os calçou e foi trabalhar. No meio do caminho - na hora do almoço ou fim do expediente -, caiu aquela chuva. A barra da sua calça ficou toda molhada e seus sapatos, ensopados. Além de ter sido desagradável, o calçado ganhou um visual todo “esquisito”, meio esbranquiçado, sem brilho. Aí bateu aquela dúvida: o que fazer para deixar os sapatos com o mesmo aspecto que eles estavam antes de você ter saído de casa pela manhã?

Antes de mais nada, é preciso saber que sapatos não costumam combinar com água - exceto os impermeáveis (botas de trilha, por exemplo). Os de couro ficam opacos, sem brilho e até manchados. Com o tempo, podem mofar e estragar. Calçados de camurça são ainda mais delicados e quase sempre mancham depois de molhados, assim como os de tecido. Mas há alguns “macetes” para recuperar seus sapatos depois de ter encarado uma chuva. 

Não esquente
Por mais que você tenha pressa para secá-lo, nada de colocar o sapato na janela para pegar sol, ao lado do forno, atrás da geladeira ou enfiá-lo numa máquina de secar. Muito menos pegar o secador de cabelo emprestado da sua mulher para tentar deixar o processo mais rápido. O calor excessivo danifica o couro, o nobuck e a camurça, estragando seus sapatos. 

Cuidados iniciais
Assim que chegar em casa, se o sapato tiver palmilha, retire-as e deixe-as secar separadamente – isso ajudará a acelerar a recuperação dele. Se o calçado estiver sujo com resíduos na superfície (terra, fuligem), passe um pano levemente úmido para limpá-lo. Caso seu modelo seja claro e esteja com respingos de chuva (na ponta, por exemplo), você vai precisar passar um pano mais molhado por toda a superfície para que o processo de secagem seja iniciado por igual em toda a peça, evitando manchas permanentes.

Secagem ao natural
Se você tiver tempo, depois de ter realizado o procedimento acima, coloque o par de sapatos num lugar ventilado e longe do sol ou outras fontes de calor até que ele fique totalmente seco. Se tiver pressa, você pode direcionar um ventilador para ajudar. 

Com ajuda do jornal
É uma técnica bem antiga e eficiente, usada desde os tempos em que todos os homens usavam sapatos em vez de tênis. Separe um jornal e descarte as folhas muito coloridas para evitar que manche. Amasse as páginas uma a uma, fazendo bolas de papel, e preencha todo o interior de cada pé (como se elas fossem bolas de meia). Feito isso, pegue uma folha nova de jornal e enrole todo o calçado com ela. Você pode prendê-la com um elástico ou amarrá-la com um barbante. Coloque o par num lugar à sombra e ventilado. Depois de uma hora, descarte o jornal molhado e repita todo o processo com folhas novas e secas até que seu pisante fique totalmente restabelecido. 

Com ajuda de carvão
O carvão é conhecido por reter a umidade (a grosso modo, ele “suga” a água). Também costuma ser usado para eliminar mau cheiro. Como depois de encarar a chuva seu sapato terá os dois problemas, uma dica é pegar uma meia velha e encher de pedaços pequenos de carvão e colocar a meia dentro dos sapatos. Vale deixar de um dia para o outro. 

Mofo
Se o seu sapato de couro, material sintético, tecido ou camurça pegou umidade e ficou guardado molhado no armário, ele pode apresentar alguns sinais de mofo. Se isso acontecer, a dica é umedecer um pano com vinagre branco e passar delicadamente sobre a mancha de mofo (não sobre todo o sapato). Deixe o calçado secar à sobra e naturalmente. 

Cuidados finais
Ok, demorou, mas os sapatos secaram. Agora o momento é de pegar aquele hidratante de couro ou graxa e aplicar no pisante para ele recuperar a cara de novo. Seu Júlio Leite Silva, engraxate que trabalha há quarenta anos na Praça da Sé e conhece muito bem o assunto, recomenda: “Quando você toma chuva é preciso engraxar o sapato no dia seguinte.”




* Sobre o patrocinador deste conteúdo
Desde 1984, a Ferracini 24h vem se firmando como a uma das principais marcas de calçados masculinos do Brasil. Sempre à frente no competitivo mercado de calçados, é hoje sinônimo de um calçado moderno e em sintonia com as principais tendências de moda da Europa. Com o constante investimento na qualidade de vida de seus funcionários, a empresa possui uma mão-de-obra competente e altamente qualificada, que aliada às melhores materias-primas disponíveis no mercado, atinge um alto grau de qualidade em seus produtos.