Roda faz carro estacionar com muito mais facilidade Criada por canadense, roda se move em todas as direções e pode ser usada em qualquer modelo de carro gplus
   

Roda faz carro estacionar com muito mais facilidade

Criada por canadense, roda se move em todas as direções e pode ser usada em qualquer modelo de carro

Confira Também

É possível que os testes de baliza sejam bem mais fáceis no futuro, pelo menos se as autoescolas equiparem seus carros com as Liddiard Wheels. Criada pelo inventor canadense, Willian Liddiard, essas rodas permitem que o carro se mova em todas as direções – frente, trás, lados e até diagonais. 

Isso tudo é possível porque as Liddiard Wheels possuem pneus e aros especiais que fazem com que o carro se movimente sem sequer mover a roda. Para locomover o veículo, elas contam com um dispositivo que faz os pneus girarem sobre si e assim provocar atrito com o solo. Esse dispositivo é energizado pela bateria do carro e pode ser acionado por um botão. (Veja como essa engenhoca funciona no vídeo abaixo)

Em entrevista ao site americano Inverse, William Liddiard contou que passou oito anos pensando em como criar uma roda onidirecional. Só para desenvolver as Liddiard Wheels, William dedicou três anos.

Apesar das Liddiard Wheels terem criado bastante expectativa, elas ainda são apenas uma promessa para o futuro. Antes de serem comercializadas elas precisam passar por alguns ajustes, admitidos por seu próprio inventor. William diz que, pelo menos por enquanto, as Liddiard Wheels não rodam a qualquer velocidade. Para isso, o canadense espera encontrar investidores que financiem o desenvolvimento de sua invenção.

William Liddiard diz que já possui pedidos de patentes pendentes em vários países. Ele estima que rodas que usem seu sistema devem custar em torno de 2 mil dólares quando chegarem ao mercado.

Rodas que se movem em qualquer direção não é uma novidade. Ainda em 2012 a Honda apresentou rodas onidirecionais em um clip da banda americana Ok Go. Contudo, segundo William, suas rodas são as únicas que podem ser usadas em qualquer carro e não requerem modificações especiais.

 


Guilherme de Souza Guilherme