Blitz policial: como agir De novo não! Veja dicas sobre o que fazer ao ser parado pela Polícia para seguir viagem numa boa gplus
   

Blitz policial: como agir

De novo não! Veja dicas sobre o que fazer ao ser parado pela Polícia para seguir viagem numa boa

Confira Também

Ser parado por uma blitz policial é quase sempre uma situação constrangedora e desagradável. De repente, somos obrigados a seguir ordens de um cara que nunca vimos na vida e pressionados num interrogatório inoportuno. E o pior: se não tratamos tudo com naturalidade, acabamos levantando suspeitas. Será que essa é mesmo a maneira mais conveniente de bancar a “liberdade” que desfrutamos diariamente?

Enquanto a pergunta permanece no ar, confira algumas dicas para não estragar o seu passeio.

1. ENCOSTE NO LOCAL INDICADO E DESLIGUE O CARRO 
Caso a Polícia também esteja de carro e você precise de mais tempo pra parar, ligue o pisca alerta e deixe claro que você pretende colaborar e encostar assim que possível.

2. MANTENHA A CALMA  
Se você tem certeza de que não está bêbado, ou levando um corpo no porta-malas, drogas escondidas e que o veículo não é roubado, tá com medo do quê? O pior que pode acontecer é você levar uma multa -- que dá muito mais gosto de pagar do que liberar “cinquetinha” pra policial corrupto. 

3. DEIXE SEMPRE AS MÃOS À MOSTRA E NÃO FAÇA MOVIMENTOS BRUSCOS 
O policial é treinado para reagir a um possível ataque a qualquer momento, portanto nem pense em fazer “brincadeirinhas” pra descontrair a tensão. Procure avisá-lo do que irá fazer com antecedência, como pegar os documentos ou tirar o cinto de segurança.

4. PEDIR DESCULPAS ÀS VEZES FUNCIONA
Se por acaso você furou um sinal vermelho acidentalmente, ou estava um pouco acima do limite de velocidade permitido na região, vale a pena tentar pedir desculpas. No geral, basta dizer que irá “prestar mais atenção da próxima vez”. 



5. ANDAR SEM DOCUMENTOS NÃO É CRIME, MAS DÁ DOR DE CABEÇA...
Além de render 3 pontos na carteira, sair com o carro sem os documentos devidos dá multa de R$ 53 reais e o pior: a caranga pode ser guinchada e retida. Nem a pé você pode ser detido por andar sem documentos pessoais, porém se recusar a se identificar é contravenção penal.

6. POLICIAIS PODEM REVISTAR O CARRO QUANDO BEM ENTENDEM?
Na teoria legal, o motorista pode se negar à revista pessoal (que inclui qualquer veículo ou bagagem em sua posse) caso não haja suspeita fundamentada. Pela Lei, o crime de desobediência somente se configura se houver ordem legal. 

7. NEM PENSE EM DISCUTIR
É perda de tempo querer usar argumentos contra pessoas autorizadas a portar armas. Concentre-se em seguir as ordens solicitadas pelo policial para mostrar que você não tem nada a esconder. Caso seja vítima de abuso de poder ou se sinta injustiçado de alguma forma, guarde o máximo de dados e provas possíveis e contrate um bom advogado.