Quebrando o tabu: poker não é jogo de azar Já foi comprovado que estratégia e raciocínio lógico são determinantes para o sucesso no poker gplus
   

Quebrando o tabu: poker não é jogo de azar

Já foi comprovado que estratégia e raciocínio lógico são determinantes para o sucesso no poker

Confira Também

Fala, Nobres. Tudo certo por aqui? 

Depois de contar um pouco da minha historia e de como me tornei jogador profissional (e antes de mostrar pra vocês como o poker é um dos esportes que mais cresce no mundo), quero quebrar um "tabu" que a sociedade criou ao longo desses anos com a palavra "jogo" e, principalmente, quando se trata de "jogos de baralho".

Vou falar exclusivamente sobre o poker, ok? Não quero entrar em outros assuntos como bingo e cassino, pois esses sim são jogos totalmente dependentes da sorte, programados e com probabilidade sempre a favor da banca.

Infelizmente, a sociedade e até mesmo os próprios jogadores gostam de contar historias de quanto perderam, ou historias outras que denigrem o poker. Logo, todos acabam enxergando esse jogo com medo, e pensando: "nossa, eu não vou entrar em nenhum jogo para perder dinheiro". Óbvio, né galera? Quem entra em um jogo para perder? Eu não jogo nem par ou impar querendo perder e não deixo nem o meu primo de 10 anos ganhar no vídeogame.

O que eu quero dizer é que a maioria das pessoas já têm em mente que jogar baralho é igual a perder dinheiro. Raramente vocês irão ouvir uma tia ou tio batendo no peito e dizendo com orgulho que comprou uma casa ou um carro com dinheiro que veio do jogo. Teoricamente esse dinheiro é "sujo", é dinheiro "desonesto", é perigoso. Enfim, esse é o primeiro tipo de pensamento que as pessoas têm em relação a jogar baralho

Momento bombástico agora: o poker é considerado um esporte racional. Ao redor do mundo, algumas universidades estudaram e comprovaram que, no longo prazo, o jogador de poker que tiver melhor estratégia e raciocínio lógico durante as jogadas sairá vencedor. Existe o fator matemático e psicológico. Pensar na probabilidade e entender o raciocínio do adversário são fatores importantes para que você se torne um campeão jogando poker.

O que??? Jogar baralho é esporte racional??? Siiiiim, meus amigos. Hoje em dia existem clubes de poker em todo Brasil, onde podemos frequentar sem correr o risco de sermos presos ou ser assaltados. Lá são realizados grandes eventos, campeonatos patrocinados e com famosos, como Ronaldo Fenômeno, Xuxa (nadador) e Neymar Júnior. Ficaria alguns minutos aqui citando todos os famosos com que já joguei, eventos que atraem milhares de praticantes. 

Então, antes de tudo, espero que vocês entendam e respeitem as pessoas que trabalham com isso e sustentam suas famílias trabalhando nesse mercado. E não me refiro somente aos jogadores, mas também aos dealers, organizadores dos eventos, floor, equipes de televisão, entre outros.

Somos organizados e nossa classe vem crescendo a cada dia. Quero mostrar isso pra vocês e quem sabe um dia encontra-lo na mesa, dando muita risada e aproveitando uma boa noite jogando baralho com os amigos em segurança.

Quero terminar dizendo, que não devemos ter preconceito do novo. Antes de sair achando que estou errado ou qualquer coisa do tipo, temos que saber o que esta acontecendo. Temos que conhecer o mercado que esta se abrindo, antes mesmo de sair por aí falando que é um jogo de azar ou que é um dinheiro sujo. 

Respeitem tudo e todos, e não falo isso somente no poker. De modo geral, todas as classes e mercados merecem seu respeito, estando dentro da lei e da honestidade. 

Um grande abraço,

Victor Sbrissa 
Jogador profissional de poker com 27 anos, formado em publicidade, casado, pai de duas meninas, corinthiano e de bem com a vida.