Empurrando com a barriga Saiba por que os homens enrolam tanto para terminar a relação e como elas encaram falta de iniciativa deles perante o fim gplus
   

Empurrando com a barriga

Saiba por que os homens enrolam tanto para terminar a relação e como elas encaram falta de iniciativa deles perante o fim

Confira Também

Por mais distintos que consideramos alguns dos nossos relacionamentos amorosos, bem como os espetáculos do término, há sempre certos aspectos que parecem se repetir em qualquer casal. Longe de idolatramos "o fim" como Jim Morrison fez, hoje nós homens somos acusados de empurrar relacionamentos com a barriga mesmo quando tudo vai de mal a pior. Mas será que realmente fugimos do momento em que temos que tomar as rédeas da situação e abortar um namoro ou casamento? O que leva o homem a manter relações insustentáveis até as últimas consequências?

PRETO NO BRANCO
A estudante de Ciências Biológicas da UNESP Maryana Fernandez de Assis, 22, era muito ciumenta com seu namorado, até o dia em que a relação esfriou e ela percebeu que alguém teria que tomar uma atitude. "Meu ciúme estava cada vez maior e isso me fazia mal, porque ele era menos ciumento. Pelo fato do namoro não estar indo bem comecei a sentir vontade de ficar com outras pessoas, e então decidi terminar. Cheguei um belo dia e falei na lata que estava com vontade de ficar com outros caras, e que sendo assim nosso namoro não poderia seguir adiante. Disse que achava melhor assim do que trair, e ele aceitou", relata a estudante sobre seu romance de um ano e dois meses. 

A forma como o namoro de Maryana foi encerrado é típica, segundo a psicóloga e terapeuta familiar da Universidade Estadual de Londrina, Margareth Alves. "Muitos relacionamentos terminam  com as mulheres colocando um ponto final. Quando o sentimento erótico/amoroso acaba, o homem parece dependente como criança de tudo que a mulher-mãe representa em sua vida. Que criança consegue se separar da mãe? É a ‘mãe’ que precisa decretar que a relação acabou. Aí o homem-menino começa a se mexer e procurar outra parceira", explica a terapeuta.

PENA NÃO LEVA A NADA
Embora o desfecho de um relacionamento dependa das intenções de ambos, os homens por vezes demonstram uma incapacidade singular na hora de sacar o que a parceira realmente sente, ou que o fogo da paixão se transformou em fumaça sufocante. A publicitária Roberta Faria, 24, também teve que calçar a bota da coragem e dar um pé na bunda certeiro, porém confessa que as coisas já não começaram bem.

"Começamos a namorar e ele era muito apaixonado por mim, mas na verdade já comecei errada, pois ele era meu amigo e fiquei com ele por dó. Com o passar do tempo achei que também poderia sentir a mesma coisa, uma vez que ele era um cara super legal, inteligente e educado; sem contar que fazia de tudo para me agradar e sempre o que eu queria. Namorei durante oito meses e no final já não aguentava mais, pois achava ele sem atitude, sem opinião própria. Fazia as minhas vontades e nunca falava o que queria fazer, então acabávamos fazendo as mesmas coisas. Estava cansada e resolvi terminar", conta Faria.

De alguma maneira, o homen acredita ser mais fácil induzir as mulheres a tomar a decisão de terminar do que "encará-las" e se posicionar quanto às suas motivações em querer dar cabo do relacionamento, segundo a psicóloga, psicoterapueta e Master Coach Senior Mariah Bressani. Ela defende que o homem prefere suportar o fora do que "suportar a culpa de fazer alguém triste e rejeitado".

COMEÇO, MEIO E FIM
Cabe ao casal reavaliar a cada etapa do relacionamento se eles querem ficar juntos ou não. Seria como renegociar um contrato, reinventar a relação diante da rotina e da mesmice. "Mas muitos não estão dispostos a ter este trabalho, preferem partir para outra e repetir exatamente os mesmos erros", comenta a psicóloga Margareth Alves.

A tradutora Paula Mendes, 27, sentiu na pele o que isso significa. Ela se casou aos 22 anos e após três anos começou a desconfiar que ele a estava traindo. "Não transávamos há mais de três meses e ele saía todo arrumado logo cedo para trabalhar e voltava mais tarde do que o comum, sempre dando desculpas de imprevistos no trabalho", lembra Mendes. 

"Depois de quase um mês nessa situação, resolvi fuçar as mensagens no celular dele e acabei matando a charada: encontrei fotos dele com uma mulher durante uma viagem. Aguentei essa situação por alguns meses poque quando eu tentava discutir o assunto ele se esquivava e dizia que era só uma amiga do trabalho. Li mensagens amorosas e sabia que não era uma amiga do trabalho, mas ele continuava insistindo, então perguntei se ele mudaria por mim, caso contrário eu acabaria com tudo. Ele ainda teve coragem de dizer que não mudaria porque não tinha acontecido nada, então acabei terminando, pois percebi que ele não estava nenhum pouco arrependido, mesmo sabendo que eu tinha provas. Até hoje ele me liga e sempre tenta me ver, mas continua o mesmo e ainda nega o que fez", conta a tradutora.

De acordo com Bressani, os homens sabem que uma mulher não se satisfará com razões 'racionais', já que o que elas querem é entender as razões 'emocionais' para terminar a relação. "Como eles não têm este 'treino' para se expressar nestes termos, acabam assumindo comportamentos que fazem com que as mulheres fiquem com raiva e decidam terminar de uma vez", conclui a psicóloga.

DAR UM TEMPO
Quando chega a hora do "tempo" não temos certeza se a relação irá adiante, ou se já nos podemos nos considerar solteiros. Como este momento decisivo para o casal não apresenta regras claras de conduta, muitas vezes não sabemos o que pensar de fato.

Alves esclarece que o tempo "é necessário como estratégia para avaliar de longe se o sentimento permanece forte o suficiente para que a relação prossiga. Avaliar também se as pessoas estão dispostas a pagar o preço de abrir mão de algumas coisas, rever sua postura, atender a expectativa e tantas outras coisas". Por outro lado, em alguns casos a ocasião é usada como saída para dar fim ao relacionamento em doses "homeopáticas". 

"É interessante cada um se permitir viver sua vida independente do outro, abrindo-se para conhecer outras pessoas, ir a eventos e fazer viagens que normalmente não faria estando junto com a outra pessoa", recomenda Bressani.

O QUE ELAS QUEREM
Botar a boca no trombone para chamar a atenção sobre o comportamento masculino diante do fim faz parte de uma "via de mão dupla" indispensável na vida do casal, que inclui "dar e receber, falar e ouvir", salienta Bressani. Mas será que além de conhecer nossos pontos fracos, elas sabem realmente o que querem dos homens?

"A melhor maneira de se terminar uma relação é sendo sincero: se acabou o amor, se se apaixonou por alguém, fale a verdade, assim a pessoa já fica sabendo logo o que aconteceu. É como diz o ditado: a verdade dói mas a mentira destrói", defende a publicitária Roberta Faria. 

Já Maryana Fernandez de Assis acredita que "antes de tomar a iniciativa de terminar um relacionamento com uma mulher, o homem tem que ter a certeza do que vai fazer e por que vai fazer". Segundo a estudante, o homem deve ter em mente e na ponta da língua todos os argumentos necessários para mostrar pra outra pessoa como o relacionamento vai mal e tem que terminar. "Ele tem que convencer a mulher que o melhor a fazer é seguir a vida sozinhos. Uma vez sendo claro e conciso, o homem não terá tantos problemas com uma ex que fica no pé e não aceita o fim", acrescenta ela.

Para a psicóloga Margareth Alves, o famoso "precisamos conversar" já é suficiente para provocar nos homens a vontade de dar meia volta e ir embora. "Não é preciso avisar que precisa discutir a relação. Simplesmente inicie a conversa. De uma forma simples, sincera, verdadeira. Fale daquilo que incomoda, mas também do que é bom e prazeroso nesta relação. Proporcione nesta conversa não um monólogo, mas alguém que fala e ouve também", recomenda Alves.

"Acho que os homens precisam ser mais sinceros neste momento, porque as mulheres pensam muito e precisam responder todos os seus porquês para pôr fim numa relação. Enquanto ela tiver dúvidas, terá esperança", lembra a tradutora Paula Mendes.