Novidade: jaqueta inteligente do Google controla o seu celular O Project Jacquard vem com a proposta de facilitar ações como controlar músicas, receber chamadas ou navegar na internet gplus
   

Novidade: jaqueta inteligente do Google controla o seu celular

O Project Jacquard vem com a proposta de facilitar ações como controlar músicas, receber chamadas ou navegar na internet

Confira Também

A multinacional do ramo da tecnologia Google e a marca de roupas Levi’s se juntaram para lançar o primeiro produto do Projeto Jacquard.  A junção das duas empresas teve como resultado a criação de uma jaqueta inteligente que permite controlar funções do celular na superfície da própria roupa.

A ideia, segundo os criadores, é facilitar a vida das pessoas por meios de “objetos do cotidiano, como roupas e móveis, que podem ser transformados em superfícies interativas”.

O wearable, tecnologias vestíveis, do “Project Jacquard” vem com a proposta de facilitar ações como controlar músicas, receber chamadas ou navegar na internet. Para tal, será necessário apenas tocar e deslizar a manga do casaco sem que seja necessário parar o que se está fazendo.

Para funcionar, a jaqueta é equipada com equipamentos e sensores nas mangas que se conectam ao telefone através do bluetooth em integração com um aplicativo. Os componentes são projetados para ser o mais discreto possível. Tudo graças a uma técnica desenvolvida para prender os fios condutores em circuitos minúsculos, não maiores do que o botão de um casaco, explica a empresa em seu site. 

Por esse motivo, embora não seja algo restrito aos ciclistas, a criação parece perfeita para quem anda de bike, já que esse é um meio de transporte que requer, além de atenção, esforço físico para conduzir a bicicleta.

Além de controlar as funções do telefone nativas dos serviços do Google, como o Google Maps e Google Play Music, a empresa diz que as jaquetas também aceitaram serviços de terceiros como o Spotify, por exemplo. 

“Jacquard é uma tela em branco para a indústria da moda. Os designers podem usá-lo como fariam com qualquer tecido, acrescentar novas camadas de funcionalidade para os seus desenhos, sem ter que aprender sobre eletrônica. Os desenvolvedores serão capazes de conectar aplicativos e serviços existentes para roupas Jacquard e criar novos recursos especificamente para a plataforma”, informa a empresa. 

Embora ainda o valor da jaqueta ainda não tenha sido divulgado, as empresas adiantam que o produto deve ser colocado à enda já no segundo semestre de 2017. 

A parceria do Google com a marca Levi 's foi anunciada no ano passado.


Ed Leandro