Calcio Storico, o mais macho dos esportes O Calcio Storico Fiorentino é muito mais que o avô do Futebol, é um dos esportes mais tradicionais da Itália, viva a pancadaria! gplus
   

Calcio Storico, o mais macho dos esportes

O Calcio Storico Fiorentino é muito mais que o avô do Futebol, é um dos esportes mais tradicionais da Itália, viva a pancadaria!

Confira Também

Pensa num esporte onde a porradaria come solta por quase uma hora, de forma ininterrupta, num campo retangular de areia, onde único item de segurança utilizado (não por todos os praticantes) é um mísero protetor bucal. Esse é o Calcio Storico, que pode ser resumido como uma mistura entre rugby, futebol, futebol americano, boxe, muay thai e luta Grego Romana, cujo objetivo e fazer gols -caccia- numa fenda ao fundo de cada lado do campo, podendo utilizar as mãos e os pés. 

Os jogos têm a duração de 50min e as equipes tem 27 jogadores, sendo que não existe substituição. Normalmente cada time tem em torno de 10 a 15 atletas que saem de campo lesionados ou nocauteados, o pessoal da maca entra em campo, recolhe o vivente, enquanto a pancadaria não para por um segundo sequer. Porém essa loucura toda tem regras bem definidas, não se pode, por exemplo atingir o adversário pelas contas, ou dois contra um. No mano a mano vale tudo, como cabeçadas, socos, cotoveladas, asfixia ou qualquer outro recurso. Esses embates costumam render algumas costelas quebradas, hematomas diversos, perda de dentes e plásticas indesejadas nos narizes.

O esporte tem cunho histórico importantíssimo, pois é praticado apenas na cidade de Florença, uma vez por ano, sendo um desafio entre os quatro bairros da cidade: Bianchi di Santo Spirito; Azzurri di Santa Croce; Rossi di Santa Maria Novella e Verdi di San Giovanni. Depois de jogar entre si em dois jogos de abertura, os dois vencedores vão para a final, na Praça Santa Croce, que ocorre na data de 24 de junho, que é o dia de San Giovanni, o santo padroeiro de Florença.

Os jogadores passam o ano inteiro treinando para esses jogos, a disputa é acirrada dentro dos times, pois se tu ficar de fora da convocação, só poderá jogar no ano que vem. Engana-se quem pensa que por causa da força, virilidade e preparo físico exigido, seja um jogo predominantemente de jovens. Pelo contrário, os jovens têm que suar muito para conseguir uma vaga no time. Dizem que só se torna um calciante após jogar uns 7, 8 anos seguidos. Por isso atletas mais experientes - senhores de 40, 50 anos com a vitalidade de um guri de 20 - e dotados de muita cancha são peças fundamentais e respeitadíssimos por todos. Cabe salientar que nenhum atleta é pago por isso, porque mais que um esporte, o Calcio é um jogo histórico, com muita tradição, muita rivalidade envolvida. 

O vídeo e as fotos explicam melhor. E você aí, aceitaria o convite pra uma partida de Calcio Storico?



Giovani Groff