Quer beber quanto? Cerveja, uísque, caipirinha, vinho, saquê... se as calorias das bebidas não te assustam, ao menos deveriam. gplus
   

Quer beber quanto?

Cerveja, uísque, caipirinha, vinho, saquê... se as calorias das bebidas não te assustam, ao menos deveriam.

Confira Também

As bebidas alcoolicas são adoradas por homens e mulheres, mas um detalhe dessa história deve ser sempre lembrado: elas engordam. Os marmanjos que estão em dieta - muitos para perder justamente a barriguinha de chope - sabem bem que toda e qualquer bebida do gênero é proibida. Mas, mesmo que este não seja seu caso ainda, saiba que não há muito para onde correr: os gorós custam caro no mercado das calorias.

A cerveja, por exemplo, considerada a rainha da barriga grande: uma lata comum de 350 ml possui cerca de 150 calorias – uma verdadeira pechincha. Já uma caipirinha de limão com açúcar, com os mesmos 350 ml, carrega aproximadamente 520 calorias de pura diversão (três vezes e meia a mais que a cerveja). Acontece que, quando você se reúne com os amigos para tomar umas "brejinhas", quantas vocês bebem? Uma só? Este é o grande problema. Só sete latinhas já teriam 1050 calorias. Mais que dois Big Mac’s, que possuem 500 calorias cada.

E se você pensa que só as bebidas fermentadas engordam, aí é que você se engana. Seu uísque é um clássico absoluto das noites de sexta e sábado, mas, seja ele uma etiqueta vermelha, preta, verde, dourada ou azul, tem muitas calorias também. Uma dose comum de 100 ml é quase inofensiva (do ponto de vista da barriga) e possui 240 calorias, mas, se você costuma encher a cara com o maior patrimônio escocês, é melhor parar para pensar.

Provavelmente você inclui nessa conta o bom e velho energético (que em apenas 250 ml carrega 110 calorias). Nessa toada, meia garrafa não sai por menos de 1500 calorias. Dividir o produto entre três ou quatro companheiros atenua os estragos, mas a combinação não deixa de ser uma bomba atômica para sua pança. E o mesmo pode se falar da vodca, que ainda mais raramente é consumida pura e segue uma regra muito semelhante ao uísque – as mesmas calorias 240 para 100 ml. Ou seja, a barriguinha de "chope" pode muito bem ser de "uísque" também.

Então não há boas notícias? De fato há poucas. Se você pensou em alternativas, tais como saquê, rum, gim, tequila, champanhe ou vinho, saiba que nem mesmo neste caminho há muito para onde correr. Puro, o saquê possui cerca de 150 calorias a cada 100 ml, isto é, nem uma das piores, nem uma das melhores marcas até agora. Porém, raramente o saquê é ingerido puro – em uma saiquirinha de limão, sairia no final das contas com a mesma quantidade de calorias de uma caipirinha de vodca ou pinga. Rum, gim e tequila são ainda piores – apenas 100 ml de cada uma dessas bebidas têm 220 calorias. A boa notícia no caso da tequila é que uma dose não passa de 50 ml – e na maioria das vezes duas delas bastam para sua noite inteira ficar toda feliz.

Por fim, champanhes e vinhos formam um caso especial. Uma taça bem servida de espumante (100 ml) possui 90 calorias. Nada mal, mas, pensando bem, uma taçinha de champanhe faz algum verão? Coloque umas cinco na conta para alegrar sua noite e você terá 450 calorias a mais. O vinho branco seco segue a mesma linha do champanhe, ao contrário do vinho branco doce, que a cada 100 ml tem 170 calorias.

De tudo isso, pode-se tirar apenas uma conclusão: a cerveja é uma injustiçada e só tem a "barriguinha de chope" quem exagera muito nas doses. O fato é que neste universo de bebidas, não há em quem confiar: todas são vilãs da beleza.