Conheça as regras do futebol americano da NFL e divirta-se Está interessado em acompanhar o futebol americano da NFL pela TV mas acha tudo muito confuso? Então conheça as regras do jogo gplus
   

Conheça as regras do futebol americano da NFL e divirta-se

Está interessado em acompanhar o futebol americano da NFL pela TV mas acha tudo muito confuso? Então conheça as regras do jogo

Confira Também

A nova temporada da NFL acabou de começar e as coisas estão pegando fogo já na primeira rodada. New England Patriots e Pittsbourg Steelers abriram o campeonato com vitória dos Patriots por 28 a 21. No domingo (13 de setembro), na estreia do Sunday Night Football, foi à vez de o New York Giants receber o Dallas Cowboys no AT&T Stadium em um jogo emocionante que contou uma virada incrível do Dallas sobre o Giants, por 27 a 26 nos sete segundos finais da partida.  Agitado, não? Os jogos rolam todas às segundas (21h30), quintas (21h25) e domingos (14h00, 17h05, 17h25 e 21h30) e são transmitidos pelo canal pago ESPN. Que tal acompanhar? Se você tem alguma dúvida, confira nosso guia com as regras básicas do futebol americano, abra uma cerveja e divirta-se.

COMO FUNCIONA UM JOGO DE FUTEBOL AMERICANO?

- Tempo de jogo: o jogo é dividido em quatro períodos de 15 minutos, totalizando 60 minutos de partida. O cronômetro, entretanto, pode ser parado em algumas situações: quando o jogador com a bola sair pela lateral, quando alguma equipe pontua, quando há um passe incompleto (bola lançada que toca o chão antes de ser pega) e se houver falta.

- Número de jogadores: são 11 jogadores de cada lado e não há limite de substituição, os jogadores podem entrar e sair quantas vezes o técnico quiser. 

- Inicio de partida: o chamado kickoff ocorre no começo do primeiro e do segundo tempo, assim como após qualquer pontuação. O kickoff nada mais é que a bola posicionada na linha de 35 jardas e chutada pelo kicker em direção ao campo do adversário. Um jogador do time adversário (chamado de retornador) recebe a bola chutada e tentar avançar com ela o máximo que puder, até ser derrubado.

- Time-outs: o chamado time-out nada mais é que um pedido de tempo (como no vôlei e outros esportes). Cada equipe tem direito a 3 pedidos de tempo em cada metade do jogo. Há também uma chamada automática que acontece quando faltam dois minutos para o final da primeira etapa e outro a dois minutos do final da partida, este chamado two-minute warning.

- Desafio: em qualquer momento antes do two-minute warning, um técnico pode lançar uma bandeira vermelha no gramado e desafiar uma jogada, antes do snap seguinte. Cada treinador pode ter dois desafios por jogo, e ganhar um extra caso esteja certo em ambos. Se errar e a jogada seguir como foi marcada, seu time perde um timeout. Se acertar, ele mantém seus pedidos de tempo. Durante o two-minute warning, não há desafios e os juízes decidem rever ou não uma jogada.

COMO SÃOAS JOGADAS? 

O começo da jogada se chama snap. O center entrega a bola por baixo das pernas ao quarterback - o "cérebro" do time. O quarterback então pode passá-la para qualquer jogador do seu time ou ele mesmo correr com a bola.

O juiz apita e determina o fim da jogada sempre que o atleta com a bola é derrubado. A jogada também acaba se o jogador que carrega a bola sair pela lateral ou se houver um passe incompleto (bola lançada para frente que toca o chão antes de ser pega).

Se um time conseguir somar 10 jardas de avanço em pelo menos quatro jogadas (downs), mantém a posse de bola e ganha mais 4 chances - o chamado first down. E assim por diante. Se não conseguir, perde a posse da bola no local onde o jogador foi derrubado na 4ª e última tentativa.

COMO É A PONTUAÇÃO DO JOGO? 

- Touchdown: é marcado sempre que um time conduz a bola além da linha de fundo do adversário (endzone).

- Extra Point: quando uma equipe marca um touchdown recebe também a chance de chutar a bola entre as traves. Se acertar, ganha mais 1 ponto.

- Field Goal: o time detentor da posse de boa pode a qualquer momento executar um chute com a bola partindo do chão. Se acertar entre as traves, marca 3 pontos.

- Safety: equivalente ao gol contra, o safety ocorre quando um jogador com a bola seja derrubado dentro de sua própria endzone ou, ainda, se seu time cometer falta ou sair de campo por trás ou pelos lados da endzone.

- Conversão de 2 pontos: em vez de tentar um extra point após o touchdown, a equipe pode tentar um novo touchdown, partindo da linha de 2 jardas e valendo 2 pontos.

COMO OCORRE A TROCA DE POSSE DE BOLA? 

A troca de bola só acontece em cinco situações no futebol americano da NFL: 

- Perda em dows: um time é obrigado a ceder a bola ao adversário após gastar seus 4 downs e não conseguir avançar pelo menos 10 jardas.

- Fumble: é a perda acidental da bola no meio de uma jogada. Ou seja, se um atleta deixa a bola cair, ela continua em jogo e pode ser recuperada pelo adversário.

- Field Goal mal executado: o adversário ganha a posse de bola se o time que está atacando tentar um chute de field goal e não converter. A jogada se inicia, então, no ponto de onde a bola foi chutada.

- Punt: o punt funciona como uma espécie de recurso de segurança, usado normalmente na 4ª e última tentativa de avanço de um time. Em vez de tentar avançar, o time chuta a bola para o adversário no ponto mais distante possível do campo. A ideia é não correr o risco de perder a posse da bola em posição de campo favorável ao adversário.

- Interceptação: se a bola for pega no ar por um jogador da defesa adversária, em vez de ser agarrada pelo recebedor, ocorre a troca de posse.

QUAIS SÃO AS FALTAS E PENALIDADES MAIS COMUNS NO FUTEBOL AMERICANO DA NFL?

- Bandeira amarela: quando o árbitro joga uma bandeira amarela no gramado significa que ele esta marcando uma falta ou penalidade e precisa indicá-la aos jogadores, comissão técnica e outros árbitros.

- Saída falsa: para começar uma jogada de modo válido, os jogadores do time com a posse da bola precisam estar totalmente parados. Somente um jogador (que não esteja na primeira linha) pode estar em movimento, sempre paralelo à linha de scrimmage. Qualquer movimento de outro jogador que simule o início da jogada é caracterizado como falta e a punição é o recuo de 5 jardas.

- Atraso de jogo: o time atacante tem 40 segundos para colocar a bola em jogo entre uma jogada e outra. Caso exceda o tempo determinado, o time atacante recua 5 jardas.

- Offside: é marcada se um jogador do time que se defende ultrapassar a linha de scrimmage antes do início da jogada. Como punição, a defesa recua 5 jardas

- Holding: durante uma jogada, somente o jogador com a posse da bola pode ser segurado ou agarrado. Todos os demais podem apenas se empurrar. se um atacante segura um defensor, seu time é punido com recuo de 10 jardas. Se um defensor segurar um atacante, sua equipe perde 5 jardas e o ataque ganha o primeiro down automático.

- Falta pessoal: são todas as atitudes que colocam em risco a integridade do jogador adversário, incluindo segurar a máscara do capacete de outro jogador, usar o capacete contra a cabeça ou os joelhos do adversário, aplicar um tackle fora dos limites do campo e muitas outras situações. A punição para as faltas pessoais são de 15 jardas e primeiro down automático.

- Interferência no passe: não é permitido a um defensor deslocar um atacante para impedir a recepção. Ele só pode encostar no atacante no momento do contato com a bola. A punição para a interferência no passe é um primeiro down automático, com a bola sendo posicionada no local da falta.

- Contato ilegal: um jogador de defesa só pode obstruir ou empurrar um atacante num limite de 5 jardas da linha de scrimmage (onde começa a jogada). Qualquer contato além de 5 jardas configura falta e a punição é o recuo de 5 jardas para a defesa. 

- Intentional grounding: é marcada quando um quarterback se livra da bola claramente para evitar um sack e a perda de jardas que seria ocasionada por isso. A falta só é marcada se o quarterback estiver no chamado "pocket", que é a área de proteção de seus bloqueadores ou e se ele atirar a bola onde não haja jogador de seu time. A punição para o intentional grounding é o recuo de 10 jardas e perda de uma chance de atacar (um down). 

QUAIS SÃO AS POSIÇÕES DOS JOGADORES NO JOGO?

O ataque é dividido em quatro setores: 

- Quarterback: é o ‘camisa 10’ do time, o homem responsável por fazer a jogada acontecer, seja jogando a bola em profundidade, correndo com ela ou passando para outro jogador.

- Bloqueadores: apesar de não encostarem na bola, os bloqueadores são os responsáveis por defender o quarterback e abrir espaço para os corredores. 

- Corredores: são jogadores de velocidade que correm carregando a bola em direção a endzone adversária. 

- Receptores: são os jogadores responsáveis por receber os passes em profundidade feito pelo quarterback. 

A defesa é dividida em três setores: 

- Linha defensiva: primeira linha de combate ao avanço do adversário. 

- Linebackers: segundo nível de proteção ao ataque adversário. 

- Secundária: são os 4 jogadores responsáveis por defender a retaguarda. 

Há também os especialistas, que são aqueles jogadores que entram em campo nas jogadas de chute: 

- Long snapper: é ele que inicia uma jogada de chute, passando a bola para trás, por baixo de suas pernas, em direção ao punter (no caso de chute de devolução) ou ao holder (se for um chute de pontuação).

- Holder: é encarregado de receber a bola passada pelo long snapper e posicioná-la corretamente para o chute do kicker.

- Kicker: faz os chutes de precisão. Isto é, a tentativa de ponto extra e field goal. Também costuma ser o responsável pelo kick off.

- Punter: encarregado da devolução de bola ao adversário. Seus chutes não visam anotar pontos, mas colocar o adversário em uma posição de campo longínqua.

- Kick returner: sua função é receber a bola chutada pelo adversário em um kickoff ou punt e avançar com ela o máximo que puder no território adversário.


Marcel Costa