Empresa cria fone de ouvido que faz tradução simultânea de conversas O gadget deve ser lançado para campanha de crowdfunding ainda este mês gplus
   

Empresa cria fone de ouvido que faz tradução simultânea de conversas

O gadget deve ser lançado para campanha de crowdfunding ainda este mês

Confira Também

Falar outro idioma é motivo de pânico e traumas para muitas pessoas. As mãos suam, você gagueja, troca palavras e esquece outras, por mais básicas que sejam. But, keep calm, dear. Para aqueles que precisam se comunicar em diferentes línguas, a empresa Waverly Labs criou uma espécie de fone de ouvido que promete traduzir idiomas em tempo real.

A ideia foi do americado Andrew Ochoa, quando se apaixonou e começou a namorar uma francesa. Vidrado em tecnologia, ele iniciou o desenvolvimento dos fones para quebrar a barreira lingüística entre o casal. 

O Pilot, nome dado ao aparelho, funciona como o "dicionário eletrônico instantâneo" e permite conversas quase naturais entre os que usam o gadget. Assim: quando um deles fala, em sua própria língua, um smartphone interligado ao aparelho capta a frase, traduz e a envia ao fone usado pela segunda pessoa em tempo real. 

A engenhoca faz isso graças a mecanismos de tradução como o Google Tradutor, que é o sistema base para o funcionamento do Pilot. Segundo a empresa, eles esperam que no futuro o aparelho seja capaz de traduzir qualquer conversa sem a necessidade de que todos utilizem o aparelho. 

Outra vantagem é que o equipamento foi criado para funcionar offline, ou seja, sem o uso de internet. Ótimo para quem costuma viajar e fica limitado na questão do 3G.

Para financiar a fase final de testes do produto, a empresa vai lançar uma campanha de crowdfunding ainda este mês. A ideia é a de que, inicialmente, ele esteja disponível em inglês, espanhol, francês e italiano. Mas, no futuro, será capaz de compreender mais de 50 línguas diferentes.

Se tudo der certo, o Pilot será lançado em março de 2017, com preços ente US$ 250 e US$ 300.

No vídeo abaixo, dá para ver um protótipo do dispositivo em ação, conectados entre si via Bluetooth. Confira.


Nathalia Marques