Saiba escolher bem suas meias sem errar Além dos sapatos, o homem precisa dar atenção às meias. Veja como escolher essa peça e combiná-la com seu visual gplus
   

Saiba escolher bem suas meias sem errar

Além dos sapatos, o homem precisa dar atenção às meias. Veja como escolher essa peça e combiná-la com seu visual

Confira Também

Você já parou alguns minutos antes de se vestir para dar um pouco de atenção às suas meias? Pois deveria. É claro que a maioria dos homens pega as meias no piloto-automático na gaveta, coloca nos pés correndo, calça os sapatos e sai voando de casa para seus compromissos do dia a dia. Às vezes essa ação mecânica pode dar errado. E não estamos falando só de sair com uma cor de meia em cada pé. 

Além de proporcionar conforto para os pés, ajustando perfeitamente o sapato que você escolheu, as meias têm a função de compor o visual. Por isso, a diferença de materiais, as cores e as combinações podem fazer muita diferença. Confira essas dicas gerais para escolher bem a sua meia. 

Materiais
Há dois tipos de tecidos usados como matéria-prima para a produção de meias: o de fibras naturais e o de fibras artificiais. No primeiro grupo estão as meias de algodão, seda, lã ou casimira (um tipo de lã mais fina e delicada) e microfibra. No outro, as que têm como base poliéster. A dica geral é optar pelas meias de algodão, que são mais macias e absorvem a umidade com mais facilidade. Ou as mistas, de algodão com materiais sintéticos, já que o tecido natural 100% puro tende a deformar com o uso. 

Comprimento
Se você for usar calça, sua meia precisa cobrir toda sua canela ao cruzar as pernas quando for se sentar. Não é nada legal ficar exibindo parte de sua panturrilha cheia de pelos enquanto está numa reunião com o  chefe ou o cliente. Por outro lado, se for usar bermudas, nada de meias compridas demais – deixe isso para os jogadores de futebol. A dica, nesse caso, é usar meias de cano baixo, estilo sapatilha, ou as “invisíveis”, que ficam dentro do tênis ou sapatênis. 

Combinações básicas
Em linhas gerais, as meias “alongam” a perna do homem, fazendo sua silhueta ficar mais esbelta.  Por isso, a combinação mais básica é aproximar a cor da meia à cor da calça. Isso vale até se você estiver usando calça clara: você pode, sim, usar uma meia do mesmo tom sem erro. 

JAMAIS use meias brancas com sapatos sociais – você não quer sair por aí parecido como Michael Jackson, certo? Usar meia branca com sapato preto é a mesma coisa que ir à academia calçando tênis com meia social. FUJA DISSO!! Deixe suas meias brancas para usar com tênis ou na prática de esportes. 

Para quem usa jeans, há a versatilidade de combinar as meias com o sapato ou com a calça. 

NÃO PRECISA combinar a cor das meias com a cor da camisa, nem com o cinto. Se você não tiver o costume de ousar no visual (veja abaixo), poderá errar feio. 

Combinações mais ousadas
Entrar nesse campo exige um pouco mais de informação sobre moda e disposição para ousar. Em linhas gerais, vai considerar as meias como um detalhe importante do seu visual e chamar a atenção para elas. Por exemplo: você pode escolher uma meia que combine ou contraste com a gravata, o cadarço do sapato ou mesmo um lenço, se você tiver o hábito de usá-lo. Pode ficar bem elegante. 

Se for escolher estampas, evite as meias listradas – além de serem difíceis de combinar, elas podem “encurtar” sua perna (efeito contrário do seu objetivo). Comece com as de tom sobre tom e padrões de estampa menores, que são mais fáceis de combinar. 

Passado esse estágio, se você gostou da brincadeira, vale arriscar nas meias multicoloridas. A dica é escolher um tom predominante na peça e combinar com algum acessório do visual do mesmo tom (cachecol, gravata, lenço...). 

E FIQUE ESPERTO: se for usar meias bem coloridonas, o restante do seu visual tem que ser mais básico (exceto se você for combinar com 1 – apenas 1 – acessório).