Como escolher o melhor corte de calça jeans masculina Reta, skinny, slim e jogger: saiba diferenciá-las e descubra qual delas melhor se combina com você gplus
   

Como escolher o melhor corte de calça jeans masculina

Reta, skinny, slim e jogger: saiba diferenciá-las e descubra qual delas melhor se combina com você

Confira Também

Ela pode ser usada com roupas formais, casuais, no verão e no inverno. Para todos os estilos, a calça jeans se eternizou como uma das vestimentas mais ecléticas do mundo da moda e peça fundamental do guarda-roupa de homens e mulheres.

Criada nos Estados Unidos em 1873 por Levi Strauss e David Jacob, a calça jeans teve como seus primeiros consumidores os mineiros do oeste americano, que procuravam uma vestimenta resistente e ao mesmo tempo confortável.

Ao longo dos anos, o jeans marcou presença nos filmes de faroeste, incorporou-se ao visual de James Dean, fez parte do movimento hippie e, nos anos 70, deu as caras na passarela sob a tutela de Calvin Klein. O tempo passou, mas a calça jeans resistiu às diferentes transformações culturais e sociais do século XX.

Apesar manter a essência, essa peça sofreu diversas alterações desde sua criação. Atualmente, existem calças jeans de diferentes cortes e cores. Para não errar na hora de adquirir seu próximo jeans, conheça as diferenças entre os cortes e confira algumas dicas.

Reta
Por ser semelhante às primeiras calças comercializadas por Levi Strauss, esse corte também pode ser encontrado como “clássico” ou “tradicional”. Como seu nome sugere, ele é reto. Mantem-se solto e linear no corpo. Esse modelo pode ser um trunfo para quem não quer enfatizar a largura das pernas.

Skinny
Skin significa pele em inglês, e é justamente essa a intenção dos jeans skinny, ser uma segunda pele. Justíssimos, eles realçam as curvas das pernas. A primeira vista, parecem ser ótimos aliados para aqueles que treinaram leg press por horas, mas a verdade é que pessoas com coxas grossas têm bastante dificuldade em encontrar uma calça skinny que fique confortável (relato pessoal). Por ser um corte mais ousado, essa calça dá um ar jovial a quem a usa.

Slim
Compacto, o jeans slim é o meio termo entre o skinny e o clássico. Como as calças skynny, as slim têm um corte que acompanha as curvas da perna, porém elas são menos justas e podem ser tão confortáveis quantos as clássicas. Apesar de ainda sofrer certa resistência dos homens mais conservadores, esse modelo vem se tornando cada vez mais popular.

Jogger
Por possuir um grande espaçamento entre a linha da cintura e o ponto que divide uma perna da outra, esse corte dá bastante mobilidade. Para aumentar seu conforto, os jeans usados na confecção das calças jogger são elásticos. Além disso, esse modelo dispensa a necessidade de fazer barras, pois a parte inferior vem com um elástico reforçado que não deixa a calça se sobrepor ao calçado. Apesar de serem bastante ecléticas, como a maioria das calças jeans, as jogger possuem uma conotação mais casual do que os outros cortes.

 


Guilherme de Souza Guilherme