Sapatos: quando usar graxa, mousse e hidratante para conservá-los Saiba a diferença entre os produtos, como aplicá-los e deixar seus sapatos sempre com cara de novos gplus
   

Sapatos: quando usar graxa, mousse e hidratante para conservá-los

Saiba a diferença entre os produtos, como aplicá-los e deixar seus sapatos sempre com cara de novos

Confira Também

* Conteúdo patrocinado por Ferracini 24h.

Talvez você não perceba, mas tem gente à sua volta que pode estar de olho nos seus sapatos. Pelo menos as mulheres. Segundo uma pesquisa realizada com mil pessoas e divulgada no jornal americano The Huffignton Post, 64% das entrevistadas dizem analisar o senso de moda masculino através dos sapatos no primeiro encontro. E há as que julgam a sua personalidade (52%) e a atenção dos homens aos detalhes (54%). Ou seja, estar com o seu sapato em dia só traz benefícios. 

Mas não basta escolher um modelo bacana: é preciso saber cuidar dele – e isso pode ser mais simples do que você imagina.

Antes de iniciar qualquer processo com seu calçado, nunca use produtos químicos para limpeza, como sabão, detergente ou desinfetantes. E lembre-se que o couro é sensível à água, portanto não deve ser lavado e, jamais, “ficar de molho” por qualquer motivo. Para limpar os sapatos antes de começar sua revitalização, use um pano seco ou uma escova limpa. O objetivo aqui é retirar poeira, fuligem etc.

O couro costuma ressecar com o tempo. Isso requer a aplicação de produtos para manter a longevidade do calçado e seu aspecto de novo. Há três produtos básicos que todo homem pode encontrar em qualquer endereço especializado em calçados ou até em supermercados: hidratante, graxa ou cera e mousse. Vamos falar de cada um deles.

Hidratante
Em linhas gerais, o hidratante para couro é praticamente o mesmo usado na pele humana. Sua função é hidratar o material dos sapatos. E ponto. Você pode usar o hidratante normal comprado em farmácias ou – melhor - adquirir um específico para sapato. Há hidratantes de couro coloridos (preto, marrom, bege) e incolores. Para aplicar, basta usar pedaço de tecido (tem gente que até recomenda uma meia velha de algodão) ou uma esponja macia. Alguns produtos possuem aplicadores próprios. 

Depois que os sapatos estiverem limpos, retire os cadarços e aplique o produto por toda a peça. Em seguida, passe um outro tecido para eliminar o excesso. Deixe secar à sombra. Recomenda-se usar um hidratante nos sapatos pelo menos uma vez por mês. 

Graxa/cera
Você deve lembrar das latinhas que seu pai usava com uma escovinha de dente por todo o sapato. Lembra do cheiro forte? Pois é, as graxas existem há muito tempo e as mais antigas tinham como matéria-prima derivados do petróleo. Alguns especialistas dizem que essa química, que fazia a graxa “secar logo”, podem danificar o calçado com o tempo. Hoje em dia, recomenda-se produtos que tragam substâncias naturais, como as ceras à base de carnaúba.

O procedimento de aplicação é parecido com o do hidratante. Espalhar o produto por toda a peça limpa previamente – com uma escova apropriada ou tecido – e esperar secar. Em seguida, deve-se dar brilho ao sapato, usando uma flanela limpa ou uma escova de dar brilho, em movimentos rápidos e fortes. 

Mousse
A mousse é uma espécie de evolução da graxa. Possui uma consistência mais pastosa e fácil de usar. Costuma vir em tubos de plástico com uma espuma na ponta para ser aplicada diretamente no sapato. A base, normalmente, é a cera de carnaúba. 

Para aplicar, basta pressionar o tubo contra a superfície do sapato e espalhar. Se for preciso, deve-se apertar levemente a embalagem, como se fosse uma pomada. Depois, é só deixar secar e dar o polimento com uma flanela ou escova. 

Gostou? Então, agora que você já conhece as diferenças dos produtos básicos para calçados, é só colocar mãos à obra. Seus sapatos vão ficar sempre com cara de novos e bem-cuidados, o que vai refletir no seu visual, na sua auto-estima  e em seu estilo.  




* Sobre o patrocinador deste conteúdo
Desde 1984, a Ferracini 24h vem se firmando como a uma das principais marcas de calçados masculinos do Brasil. Sempre à frente no competitivo mercado de calçados, é hoje sinônimo de um calçado moderno e em sintonia com as principais tendências de moda da Europa. Com o constante investimento na qualidade de vida de seus funcionários, a empresa possui uma mão-de-obra competente e altamente qualificada, que aliada às melhores materias-primas disponíveis no mercado, atinge um alto grau de qualidade em seus produtos.