O conforto do seu sapato e a mobilidade urbana Conheça os tipos de solados mais comuns e saiba escolher um sapato bem confortável para usar no dia a dia gplus
   

O conforto do seu sapato e a mobilidade urbana

Conheça os tipos de solados mais comuns e saiba escolher um sapato bem confortável para usar no dia a dia

Confira Também

Se todos os veículos de São Paulo fossem colocados um atrás do outro, a fila formada por eles daria três voltas em torno da Terra. São 28 milhões de carros, ônibus e caminhões registrados no maior estado do país, segundo dados do Detran. Para se ter uma ideia, a capital paulista emplaca todo dia mais de 700 carros novos, o que contribui para a frota brasileira crescer até 10 vezes mais que a população. Não é à toa, portanto, que milhares de pessoas que não aguentam mais ficar travadas no trânsito das grandes cidades têm “gastado sola de sapato” e procurado alternativas para se locomover. 

Cerca de 9 milhões de passageiros são transportados por metrô e ônibus todos os dias em São Paulo, além de milhares de ciclistas que usam os mais de 400 quilômetros de faixas exclusivas para bikes. Muitos trechos, seja na baldeação de um transporte para outro ou nas proximidades do destino, são percorridos a pé. Uma pesquisa divulgada no portal mobilize.org, apontou que pelo menos 28% dos entrevistados vai e volta do trabalho andando. 

Todo homem que encara as calçadas diariamente sabe como o conforto de um sapato é fundamental. De acordo com os profissionais do departamento técnico da Ferracini, pessoas que andam bastante a pé e exigem muito de seus calçados precisam intercalar o uso deles, como se fosse um rodízio – além do couro, o solado também precisa “descansar” para estabilizar as moléculas e manter suas características e durabilidade.

Uma das matérias-primas mais resistentes e confortáveis para solados dos sapatos do dia a dia é a borracha. Escolher calçados com solados em relevo, além de proteger a sola dos pés de pedras e objetos pontiagudos, também pode ajudar a dar mais conforto. 

Por isso, na hora de comprar um calçado novo é importante ficar de olho na sua sola. Há seis tipos de matérias-primas utilizadas na fabricação de solados, com vantagens e desvantagens. Conheça os detalhes de cada uma delas. 

Borracha (SBR)
É a melhor matéria-prima para calçados. Tem muito pouco desgaste, permite variações em seu design e transmite uma grande sensação de conforto. Porém, para solados mais robustos pode ser pesada demais. 

Couro
Um clássico, que permite construir sapatos elegantes e sofisticados. Mas tem dois pontos negativos: possui pouca aderência (escorrega) e nem sempre é confortável. 

PU
É um material leve e com nível baixo de desgaste (alta abrasão). Mas ele tem limitações de modelagem, o que significa que não dá para ousar no design. O PU também exige cuidados especiais: como suas partículas precisam se movimentar de tempos em tempos, é preciso que sapatos com este tipo de solado sejam utilizados pelo menos uma vez por semana.

TR
Tem um índice de desgaste maior, mas permite aplicações bicolores e diversidade de modelagens. 

Micro Expandido
Feito à base de PVC, permite pouco desgaste também.

Solados tratorados
Estão em alta há algumas temporadas e geralmente são produzidos em borracha (quando os detalhes são mais delicados ou os relevos muito altos e em grau reto) ou TR quando são mais robustos.

Por fim, além de se atentar para os solados, quem quer tratar bem os pés deve ficar de olho em sapatos com palmilhas macias e/ou com amortecimento extra para a sensação de bem-estar ficar completa. Afinal, andar faz bem para a saúde, para o meio ambiente e contribui para uma cidade melhor – e pode ser mais agradável se você estiver com um calçado confortável.




* Sobre o patrocinador deste conteúdo
Desde 1984, a Ferracini 24h vem se firmando como a uma das principais marcas de calçados masculinos do Brasil. Sempre à frente no competitivo mercado de calçados, é hoje sinônimo de um calçado moderno e em sintonia com as principais tendências de moda da Europa. Com o constante investimento na qualidade de vida de seus funcionários, a empresa possui uma mão-de-obra competente e altamente qualificada, que aliada às melhores materias-primas disponíveis no mercado, atinge um alto grau de qualidade em seus produtos.