A moda das costeletas Popular nos anos 70, este estilo volta com força entre os jovens. Saiba como usar direito gplus
   

A moda das costeletas

Popular nos anos 70, este estilo volta com força entre os jovens. Saiba como usar direito

Confira Também

Imortalizada por símbolos do rock, as costeletas estão voltando com força total ao mundo da moda. Pequenas, grandes, cheias ou finas, esta espécie de barba lateral é usada por muitos jovens como mais uma maneira de se destacar entre a multidão. Porém, é preciso tomar cuidado, já que a linha entre o diferente e o ridículo é bem tênue. Para que você não saia por aí com um visual fora dos padrões, o AreaH consultou especialistas de moda e claro, cabelo. 

Modo de usar

Elas estão por todo o lado e foram adotadas por pessoas dos mais variados estilos. Forma simples de imprimir um pouco mais da personalidade e maneira de ser das pessoas, as costeletas sempre chamam a atenção por onde desfilam. Os interessados em adotar este visual precisam se preocupar com algumas coisinhas. O top stylist de cabelos Samuel Jabes fala mais sobre o assunto. "As costeletas mais largas ficam melhor para homens com traços mais fortes, rosto grande. Já para os magrinhos, indico as mais finas, medianas para não esconder o rosto," diz. 

Uma das grandes reclamações de quem adotou as costeletas como parte do visual, é o trabalho que dá conversar seu formato e volume. Por ser parte da barba, os pelos crescem rapidamente, então, para evitar que ela fique descaracterizada e parecendo mais uma penugem sem sentido, é preciso tratá-las sempre e nunca deixar de visitar o barbeiro, de preferência a cada 15 dias. 

Vanessa Versiani, que é consultora de imagem e personal hair stylist, dá conselhos para quem sofre na hora de manter as costeletas bonitas e ressalta a necessidade de tirar o que sobrou da barba. "É necessário apará-las para evitar que criem volumes excessivos nas laterais, mesmo quando são finas. É importante também fazer a barba restante para não desfazer o design das costeletas. Dá um trabalhinho, mas o resultado compensa. De toda forma, nem é muito mais trabalho que fazer a barba todos os dias," finaliza. 

Como foi dito, as costeletas mostram muito o estilo e atitude da pessoa, justamente por isso é importante harmonizar os dois, não adianta adotar costeletas à lá Elvis Presley e andar vestido como o Frank Aguiar, por exemplo. Como em tudo na vida, é preciso bom senso. "Não há uma ligação direta, mas se vai exagerar na costeleta, é preciso acompanhar com um visual descolado," salienta Samuel, que trabalho no salão Vimax Art Hair Beauty. 


O rock e as costeletas 

É impossível falar delas e não pensar logo em Elvis Presley, o maior símbolo das costeletas. No começo de sua carreira, o 'mister hips', apelido dado por seu gingado, usava um modelo tímido, na altura das orelhas. Com a chegada dos anos 70, Elvis aumentou não só o comprimento, mas a largura de suas costeletas, o que casou um verdadeiro frisson entre as mulheres. Mas não foi só o Rei do rock que desfilou por aí com este visual, nomes como Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin e até mesmo Paul McCartney e John Lennon, seguiram esta tendência. 

Nos dias de hoje poucas celebridades se arriscam a usar as costeletas, mas ainda existem nomes, principalmente no meio da música, com um pé nos anos 70 e que não conseguem viver sem elas. Dentre os famosos estão os cantores Nasi e Liam Gallagher, o Tremendão Erasmo Carlos e até o ex-presidente argentino Carlos Menem.

Tendência ou não, as costeletas continuam presentes nas ruas. É evidente que para usá-las, é necessário ter discernimento, entretanto, o que mais importa é se sentir bem.