Anda esquecendo muita coisa? Faça ioga! Pesquisa comprova que prática oriental melhora a memória gplus
   

Anda esquecendo muita coisa? Faça ioga!

Pesquisa comprova que prática oriental melhora a memória

Confira Também

Você pode achar que ioga não é esporte de macho. Mas que só traz benefícios à saúde está mais do que comprovado. 

Além das muitas vantagens já conhecidas, como redução dos níveis de estresse e benefícios cognitivos e afetivos, um novo estudo encabeçado pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte revela que a ioga também melhora a memória de quem pratica.

A pesquisa, que utilizou voluntários saudáveis do Batalhão Visconde de Taunay, em Natal (RN), e que não praticavam ioga, foi publicada na revista científica Consciousness and Cognition.

O coronel do Batalhão, Odilon Mazzine Junior, autorizou que 17 soldados praticassem uma hora da atividade física duas vezes por semana durante seis meses, além dos exercícios convencionais. Outros 19 militares que não participaram das aulas, apenas da rotina de exercícios, serviram como grupo de controle, para que os resultados pudessem ser comparados. 

Ao final do experimento, verificou-se que a ioga não só promoveu uma diminuição dos parâmetros psicológicos relacionados à depressão, estresse e ansiedade, como esperado, mas também ocasionou uma melhoria expressiva do desempenho das lembranças, tanto ao curto quanto ao longo prazo. O efeito foi atribuído à redução da liberação de cortisol, hormônio diretamente envolvido na resposta ao estresse, que em menor quantidade, melhora o link com a memória. 



“Notamos uma melhora de 20% na memória de longo prazo nos militares que praticaram ioga”, afirma Kliger Rocha, biólogo e professor do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FRN). “É um porcentual que indica um considerável ganho cognitivo”, completa.

Quem sabe depois de saber todos os benefícios você não tira o preconceito da cabeça e vai fazer uma aula experimental pra ver qual é? 

Quer mais um incentivo? 90% dos alunos são mulheres! Muito melhor do que se atracar com aqueles caras fedorentos no Jiu-Jitsu, né?