Top 10: Os verdadeiros machos do cinema Se você acha Wolverine um cara foda é porque esqueceu de Tony Montana, Vito Corleone e companhia limitada gplus
   

Top 10: Os verdadeiros machos do cinema

Se você acha Wolverine um cara foda é porque esqueceu de Tony Montana, Vito Corleone e companhia limitada

Confira Também

1 – Paul Kersey (Desejo de Matar) / Charles Bronson
Através de seu mítico personagem Paul Kersey, da série Desejo de Matar, Charles Bronson encarna o justiceiro das ruas, o homem pacato e honesto que não aceita a violência gratuita e covarde e a ineficiência da Polícia na resolução dos casos. Não à toa, o sucesso de Bronson fez com que ele se tornasse o quarto a receber mais cartas de fãs em Hollywood. Paul Kersey não amolecia para ninguém. Depois perder sua mulher e filha, ambas estupradas, ele sai à caça de qualquer um que quisesse atravessar seu caminho. 

2 – Tony Montana (Scarface) / Al Pacino
Um dos maiores sucessos dos anos 1980, Scarface, dirigido por Brian De Palma, traz Al Pacino no papel do traficante cubano Tony Montana, exilado em Miami. Depois que consegue a liberdade nos EUA, a ambição de Montana não tem limites. Passando por cima de tudo e de todos, ele se torna um dos mais poderosos chefões do tráfico e, lógico, faz uma grande quantidade de inimigos. A cena em que empunha e faz diversos disparos com sua metralhadora é uma das mais marcantes do cinema. 

3 – Vito Corleone (O Poderoso Chefão) / Marlon Brando
Em meio à guerra entre os principais chefes de famílias mafiosas de Nova York, em plena década de 1940, Vito Corleone, um verdadeiro gangster, mas acima de tudo um homem de palavra e de classe, nunca aceitou um “não” como resposta. E ai de quem o traísse ou não cumprisse um acordo! O carcamano pagaria com a vida. Marlon Brando recebeu o Oscar de melhor ator pela atuação. Trata-se de uma dos maiores clássicos de todos os tempos.

4 –  Rooster Cogburn (Bravura Indômita) / John Wayne
John Wayne é um símbolo do homem durão americano. Em sua carreira, fez diversos papeis de militares e cowboys, sempre com o discurso patriota. Com 1,92 metros de altura, ele sempre impôs respeito. E com o visual de um velho e beberrão agente federal que usava chapéu e um tapa-olho, Coogburn ajuda uma jovem a capturar os homens que mataram seu pai. Trata-se de um personagem célebre e que garantiu o único prêmio de melhor ator da Academia para Wayne, aos 62 anos, que fez uma brincadeira, quando recebeu a estatueta: “se soubesse que seria esse o resultado, teria posto um tapa-olho 35 anos antes.”

5 – Harry Callahan (Dirty Harry) / Clint Eastwood
Este papel rendeu fama mundial a Clint Eastwood, que, na pele do detetive Harry Callahan, criou suas próprias leis no combate ao crime na cidade de São Francisco. É dele uma das frases mais famosas do cinema de ação: “Go ahead, make my Day (Vá em frente, faça o meu dia)”. Era a senha que ele precisava para encher o vagabundo de balas, através, é claro, de sua pistola Magnum 44. 

6 – John McClane (Duro de Matar) / Bruce Willis
O nome do filme já diz tudo. Nos quatro longas da franquia “Duro de Matar”, o policial John McClane, interpretado por Bruce Willis, enfrentou e derrubou todo tipo de bandido, seja com uma arma ou mesmo na porrada. Numa das cenas mais inusitadas, ele derruba um caça dirigindo uma carreta. John McClane é praticamente imortal. 

7 – Major Scott McCoy (Comando Delta) / Chuck Norris
Quem não se lembra do filme “Comando Delta”, um dos campeões de reprise da Sessão da Tarde? Na trama, o indestrutível Chuck Norris vive o major Scott McCoy, um dos líderes do Comando Delta, um pelotão de elite do exército americano. McCoy destrói, praticamente sozinho, uma força revolucionário que fez reféns e sequestrou um grupo de judeus que viajava da Grécia para os EUA. 

8 – Motoqueiro (O Selvagem da Motocicleta) / Mickey Rourke
Dirigido por Francis Ford Coppola, em 1983, e filmado em preto e branco, para trazer o clima dos anos 1950, Mickey Rourke fez o personagem Motoqueiro, uma lenda de uma pequena cidade americana, e que cujo irmão (Matt Dilon) vive à sombra. Ninguém, mas ninguém mesmo se metia com o Motoqueiro. E a Polícia fazia de tudo para prendê-lo, mas o esforço era em vão. 

9 – Martin Riggs (Máquina Mortífera) / Mel Gibson
O policial suicida Martin Riggs, atormentado desde a morte brutal de sua esposa, faz de tudo para morrer no cumprimento de seu serviço. Mas, ao conhecer seu novo parceiro, o sargento Roger Murtaugh, consegue apertar um pouco os parafusos e desarma diversos tipos de quadrilha, nos quatro filmes da série, com as medidas mais insanas, mas sempre eficazes.  

10 – Boca de Ouro (Boca de Ouro) / Jece Valadão
Inspirado na obra de Nelson Rodrigues, o filme Boca de Ouro traz Jece Valadão no papel principal. O Boca de Ouro é um bicheiro assassino famoso por usar uma dentadura feita com o mais valioso dos metais. Na trama, um jornalista tenta fazer uma reportagem sobre sua vida com relatos de suas amantes. Ele queria descobrir, entre outras coisas, a veracidade do boato a respeito de que o contraventor teria encomendado um caixão de ouro para o dia de sua morte.