Por que você não consegue acordar cedo? Dificuldade de levantar cedo: a ciência explica porque é tão difícil sair da cama quando o galo canta gplus
   

Por que você não consegue acordar cedo?

Dificuldade de levantar cedo: a ciência explica porque é tão difícil sair da cama quando o galo canta

Confira Também

Levantar cedo é uma das tarefas mais difíceis e cruéis da vida. Além de ser a primeira tarefa do dia (e ela precisa ser feita logo de cara, sem piedade), o ritual dura praticamente a vida inteira.

Ignorar a preguiça matinal e abrir mão do sagrado sono é dureza e requer muita força de vontade. Se você também foi um moleque ingênuo, que pensava que fosse mais fácil acordar cedo depois de adulto, não se preocupe, pois você não está sozinho, parceiro. Veja porque abandonar a cama logo cedo é uma missão quase impossível para muitos:

# A EXPLICAÇÃO
Um estudo divulgado pela revista Nature realizou testes com moscas e observou que os insetos tinham seus relógios biológicos completamente alterados após a remoção de um determinado gene, denominado "24" (o número do ciclo diário em horas): as moscas dormiam e repousavam em horários alternados, sem obedecer a um ciclo. A pesquisa foi realizada por neurocientistas americanos da Faculdade Weinberg de Artes e Ciências.

# O EXPERIMENTO
Os pesquisadores fizeram testes com 4.000 moscas, e em alguns casos foram encontrados genes "superexpressos": os genes que se manifestam com mais força do que o padrão. Os pesquisadores descobriram que algumas moscas possuíam uma mutação mais potente e apresentavam um ciclo diário de 26 horas. Essa força maior em relação ao padrão de 24 horas levantou a suspeita de que o gene CG4857 (nome científico do "24") seria o responsável por regular e "acertar os ponteiros" de nosso relógio biológico.


Veja também:


# O EFEITO NOS HUMANOS
Embora ainda não tenham sido descobertos na genética humana, os genes do sono descobertos em drosófilas podem ser aplicados às pessoas. Após o experimento, os cientistas concluíram que o gene 24 acionava a produção de uma proteína denominada PER, responsável por  regular o relógio biológico dos insetos. Após a remoção do gene em algumas moscas, foi observada uma alternância de horários de repouso, além de mudanças no ciclo regular dos insetos.
Segundo o neurobiólogo Ravi Allada, responsável pelo estudo, o código genético das moscas tem semelhança com o dos seres humanos. O cientista afirma que existem vários genes que coordenam o sono, e o gene 24 é o responsável por coordenar o organismo nesse sentido: alerta o corpo para o horário de dormir, provoca o cansaço e avisa o sistema para se preparar quando o sol está nascendo, para o corpo acordar. Já a quantidade de horas de sono é definida por outros grupos genéticos.


Portanto, meu amigo, não culpe e nem maltrate mais o seu despertador de manhã. Lembre-se que a culpa é do "24".