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Conheça alguns sites brasileiros de e-commerce de cerveja e compre loiras especiais pela internet!

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Nos últimos anos, é notável o crescimento do mercado de cerveja no Brasil. O boom econômico e o momento favorável do País alavancam o consumo em geral. Dentro do ambiente positivo, a cerveja ganha horizontes por aqui, com novos serviços e produtos.

A moda do momento é a produção de cerveja em casa. A figura do Beer Sommelier apareceu para ficar, a exemplo do delivery de loirinhas. Sem falar que nunca houve tanta oferta de cervejas especiais no Brasil como agora. E nem precisa ir a um empório de bebidas para notar o mercado em expansão. Vá a qualquer supermercado e comprove!

Na verdade, nem precisa ir ao supermercado! Você pode comprar cervejas nacionais e internacionais pela internet. Isso mesmo. Os sites de e-commerce de cervejas especiais chegam com tudo e já fazem a cabeça do brasileiro apaixonado pela loira gelada (e também pela negra, ruiva...).

O AreaH foi fuçar esse mercado em crescimento no País e descobriu nada mais nada menos do que oito diferentes sites com o serviço de vendas de cervejas premium. São dois tipos diferentes: e-commerce puro e simples e clubes de assinatura de cerveja (!). Então, vem junto conhecer o maravilhoso mundo virtual da sagrada cervejinha!

Nono Bier
www.nonobier.com.br

É um dos primeiros sites com o serviço de venda de cervejas premium no Brasil. Tem rótulos de 23 países diferentes, incluindo Jamaica e Lituânia. Para comprar, é preciso realizar um cadastro no site. Depois, é só adicionar as cervejas e fechar o pedido. É possível comprar somente uma garrafa. Há opção de pagamento por boleto bancário, débito em conta corrente ou no cartão de crédito, em até 6 vezes.

O site também oferece cervejas sem glúten e pequenos barris para o cervejeiro ponta firme. Além das cervejas, o Nono Bier vende produtos relacionados, como copos, canecas e até livros sobre a gelada. Você também pode presentear um amigo com os kits e até vale-presentes para gastar no site, com valores de R$ 50 a R$ 200.

Cerveja Store
www.cervejastore.com.br

Recém-nascido (está no ar há pouco mais de dois meses), o Cerveja Store foi idealizado por grupo de amigos investidores, que tinham em comum a paixão pela gelada e por negócios. Eles perceberam o enorme crescimento do mercado de cervejas especiais e do e-commerce no País e apostaram na ideia. 

Depois de mais de um ano planejando o negócio, o site foi lançado no início de 2012 e oferece mais de 400 rótulos diferentes. A proposta do Cerveja Store é oferecer mais do que a experiência de degustar uma gelada diferente, mas também qualidade no serviço.  A empresa conta com o gastrônomo, enólogo, sommelier de cervejas e vinhos e mestre-cervejeiro Renê Aduan Jr., que supervisiona toda a operação dos produtos oferecidos. Em breve, segundo revelou o Cerveja Store, ele também será responsável pela seleção dos rótulos, além da elaboração do conteúdo do clube de degustação.

O site oferece cervejas (garrafa e lata), que são vendidas individualmente ou em kits, mas também comercializa taças, canecas e copos, além de presentes especiais. Para comprar, é preciso realizar cadastro. O Cerveja Store aceita somente cartões de crédito e os pedidos podem ser parcelados em até 3 vezes.

Cerveja Gourmet
www.cervejagourmet.com

Idealizado pelo publicitário Marcelo Ponci, o Cerveja Gourmet entrou no ar em dezembro de 2009. Com sede no bairro da Lapa, em São Paulo, é o pioneiro na capital paulista e oferece mais de 300 rótulos. No momento, a grande atração é a cerveja Duff, a preferida de Homer Simpson e que chegou há pouco tempo ao Brasil.

A exemplo dos outros e-commerce de cervejas, é preciso se cadastrar para comprar. Além das geladas de mais de 18 países diferentes, o destaque do Cerveja Gourmet são os kits degustação, do nível iniciante até sommelier. Outro diferencial é a venda de cachaças especiais. Há também cervejas sem glúten, kits de presentes e até chopeiras.

O Cerveja Gourmet também oferece o serviço de eventos particulares e corporativos relacionados às cervejas especiais, como palestras, degustações e workshops sobre produção e casa. O site aceita pagamento em cartão de crédito e boleto bancário.

Cerveja Social Clube
www.cervejasocialclube.com.br

Vinicius Costa e Erika Cruz, idealizadores do Cerveja Social Clube, afirmam que resolveram entrar no negócio de venda da gelada pela internet por causa da má qualidade do serviço oferecido pelos sites existentes até então. O e-commerce entrou no ar em 2011 e oferece rótulos de 14 países diferentes, incluindo o Brasil.

Segundo Vinicius, o principal problema quando comprava cervejas pela internet é que as garrafas chegavam quebradas. Ele conta que desenvolveram uma embalagem especial para o Cerveja Social Clube e garante que a gelada chega inteira aos lugares mais distantes do País. “Atendemos todo o Brasil e já entregamos cervejas – intactas - em Roraima!”, diz. A sede da empresa fica no Rio de Janeiro.

O site não teve um modelo de inspiração, pois optou por ter um caminho próprio. Vinicius diz que todas as cervejas são provadas antes de colocadas à venda. Se a cerveja for ruim, diz ele, não a venderemos. O crescimento do Cerveja Social Clube tem sido gradativo, com boa aceitação do público. O e-commerce segue o padrão dos concorrentes para realizar a compra (cadastro) e também oferece as mesmas formas de pagamento (cartão de crédito e boleto bancário).

Club da Cerveja
www.clubdacerveja.com

Lançado em março de 2011, é o primeiro site de assinatura de cerveja do Brasil. Assinatura de cerveja, como assim? Com a palavra, Natasha Menéndez, sommelier de cervejas e idealizadora do Club da Cerveja. “A ideia do negócio foi inspirada nos leiteiros de antigamente. Sempre que ouvia meus avós contando sobre os leiteiros que passavam na porta de suas casas no interior eu ficava imaginando porque alguém, em vez de entregar leite, não entregava cerveja? Para mim parecia muito mais interessante”, conta ela.

Assim, Natasha foi atrás de informação sobre cervejas especiais e descobriu a dificuldade para um leigo escolher entre tantas marcas e rótulos. Especializou-se no assunto depois de realizar vários cursos de sommelier e começou a formatar o modelo de negócio.

“Percebi que era importante tentar levar à casa dos brasileiros não só a cerveja como também a informação, de tal forma que nossos associados se tornem capazes de entender o que estão bebendo e entender o por quê gostam ou não de determinada cerveja. Além disso, queremos dar a oportunidade de conhecer o mundo das cervejas especiais àquelas pessoas que vivem em cidades mais distantes ou aquelas que não têm tempo para dedicar à escolha e compra de uma boa cerveja”, afirma.

O funcionamento é simples: o cliente assina e recebe um kit de duas cervejas todo mês, por volta do dia 10, além de cartões com explicações sobre as geladas. Os kits são montados pelos cervejeiros do Club da Cerveja e são diferentes a cada mês. Há um único plano, no valor de R$ 45/mês, com fretes de R$ 10 para todas as cidades do Brasil, menos São Paulo, que não tem taxa de entrega.

Segundo Natasha, o site tem agradado ao público amante da cerveja, mas tem muito a conquistar ainda. “Com a ideia de cerveja por assinatura, criamos um nicho de mercado novo e, portanto, ainda estamos conhecendo e conquistando nosso público”, analisa, lembrando que o mercado de cervejas premium ainda é pequeno no Brasil, se comparado a outros países, o que, para ela, torna os sites concorrentes em aliados na divulgação desse novo mercado no País.

Have a Nice Beer
www.haveanicebeer.com.br

No mesmo formato do Club da Cerveja, surgiu o Have a Nice Beer, em maio de 2011. A empresa foi idealizada pelos amigos Pedro Meneghetti, Rafael Borges e Rodrigo Sztelzer, três adoradores de cerveja, com formação em administração, publicidade e tecnologia, respectivamente. Inspirado nos clubes de vinhos, o site tem mais de 2 mil associados.

Segundo Rafael Borges, a resposta do público tem disso muito positiva. “O interesse do consumidor por novas e diferentes cervejas, somado a uma condição de consumo extremamente favorável para produtos premium possibilitaram essa resposta. Além disso, nossa competência na comunicação com o associado e com fornecedores agrega mais um fator positivo para uma resposta extremamente satisfatória”, conta.

O diferencial do Have a Nice Beer é a revista exclusiva, com conteúdo sobre as quatro cervejas enviadas todo mês aos clientes. O pacote mensal custa, em média, R$ 65,90 e o associado pode suspender a cobrança e a entrega dos produtos caso não goste dos rótulos escolhidos.

Sobre o crescimento do mercado e a concorrência cada vez mais forte no Brasil, Rafael enxerga fatores positivos na disputa, mas não vê os outros sites como concorrentes diretos. “A maioria esmagadora desses e-commerce não tem o mesmo modelo de negócios que o nosso. Com isso, não vemos como uma concorrência direta, mas sim como disseminadores da boa cerveja, o que é extremamente bom para a nossa empresa, pois os consumidores chegam em nós por vias indiretas”.

Clube do Malte
www.clubedomalte.com.br

Diferentemente dos concorrentes, o Clube do Malte começou com uma loja física, ou melhor, uma loja conceito (bar/restaurante/empório de cervejas), como está no site da empresa. Hoje, pouco mais de dois anos da abertura da loja em Curitiba, a empresa pretende expandir o negócio no Brasil, com franquias.

De olho na expansão para todo o País, o Clube do Malte abriu o e-commerce na internet há três meses, com bons resultados. O site oferece mais de 150 rótulos de cervejas especiais, além de outros produtos relacionados ao mundo da gelada. Além disso, oferece uma divisão bem detalhada das cervejas (leves, maltadas, lupuladas, frutadas, etc.) e informações sobre harmonizações com pratos e até sobremesas.

CluBeer
www.clubeer.com.br

Aberto em novembro de 2011, o CluBeer oferece quatro planos diferentes aos associados, que podem definir a duração da assinatura (um mês, três meses, seis meses ou um ano). O site foi idealizado por Cristiana Ficoni, que trabalhava em uma cervejaria no interior de São Paulo e já observava o crescimento do mercado de cervejas especiais no Brasil.

“A gente costuma dar o exemplo de uma revista. Você gosta de uma revista, você se interessa e você começa a assinar. É a mesma coisa que a gente: você começa a assinar e vai receber, todo mês, na sua casa, um kit de cervejas diferentes para você experimentar. A gente não quer vender só cerveja, a gente vende um conhecimento, todo o que gira em torno dessa cerveja”, conta Cristiana, sobre o CluBeer.

O retorno, segundo ela, tem sido muito bom. Até agora, são 500 assinantes e mais de dois mil kits vendidos, com pouco mais de cinco meses de funcionamento. “Estamos apostando nas redes sociais para divulgar o negócio. Temos mais de 65 mil fãs no Facebook. É um número bastante significativo e que mostra o interesse e adesão do público a esse tipo de assunto e negócio”, afirma.

Sobre o novo nicho de mercado em crescimento, Cristiana vê espaço para novos players. “É um mercado em expansão, ainda tem espaço para muita gente. Cada um tem que encontrar o diferencial competitivo. A gente tem aqui a primeira Beer Sommelier do Brasil, a Kathia Zanatta. Ela é cofundadora do curso de sommelier de cerveja da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), está nesse meio há mais de 15 anos. Eu acho que cada um com seu diferencial, ganha o seu espaço”, diz ela.

O AreaH ergue a caneca e brinda a esse novo mercado de cervejas no Brasil!