Tudo o que você precisa saber sobre concursos públicos Os concursos públicos são os mais procurados tanto por profissionais quanto por estudantes. Saiba o que precisa para se dar bem gplus
   

Tudo o que você precisa saber sobre concursos públicos

Os concursos públicos são os mais procurados tanto por profissionais quanto por estudantes. Saiba o que precisa para se dar bem

Confira Também

Grande parte dos profissionais que fazem parte do mercado de trabalho atual buscam por novas oportunidades de se posicionar com melhores condições. Uma das melhores e mais conhecidas maneiras de fazer isso acontecer é através dos concursos públicos, que oferecem mais conforto, mais segurança e maior satisfação pessoal. Tudo isso depois de passar pela prova e superar os concorrentes, é claro.
Grande parte de quem procura por esses concursos é formada por estudantes. Eles buscam pelas melhores universidades na esperança de ter acesso a ensino de maior qualidade para se qualificar  melhor para o mercado de trabalho, enquanto outra parte é de profissionais que deseja crescer no mercado e se destacar, além de aproveitar os benefícios.

Benefícios e vantagens
Em sua maioria, quem tenta a sorte nos concursos públicos o faz com a intenção de aproveitar os benefícios oferecidos por essa oportunidade. Quem deseja estudar, por exemplo, tem acesso a uma das melhores universidades do país totalmente de graça e geralmente já saem empregados devido ao grande reconhecimentos que essas instituições têm no mercado de trabalho. 
Para quem já está inserido no mercado de trabalho, ir atrás de um concurso público geralmente significa buscar mais segurança ao garantir uma vaga da qual não pode ser demitido, além de contar com um salário consideravelmente mais alto do que costuma ser a média do profissão no mercado.

Como se preparar para a prova
É de se esperar que uma prova que ofereça oportunidades tão valiosas não seja fácil e muito menos que possua um baixo número de pessoas interessadas. Muito pelo contrário: os concursos costumam apresentar avaliações bastante rigorosas e de nível de dificuldade avançado, enquanto o número de candidatos consegue ser elevado todos os anos. Isso gera uma concorrência que só pode ser superada através de estudos dedicados.
É bastante comum que os candidatos busquem cursinhos que possam ajudar a revisar matérias mais comuns, como português e matemática, mas quando é exigido um assunto mais específico, a exemplo do conhecimento de leis cobrado nas provas da OAB, estudar por conta própria torna-se uma tarefa bastante comum. 
Consultar concurseiros que já fizeram provas passadas pode ser uma forma de ter contato com técnicas e dicas bastante valiosas que podem ajudar no momento do prova. Pegar exercícios de provas passadas e refazê-los também pode ser uma forma de praticar e garantir e ganhar mais experiência com o tipo de prova, além de ser uma forma de revisar conteúdos.

É hora de correr atrás?
Todos os anos, os concursos são as provas mais procuradas e mais concorridas. Em 2016, não há motivo para ser diferente. A crise econômica enfrentada atualmente também serve como um excelente motivador. Alguns dos concursos previstos para esse ano já foram realizados, mas muito ainda estão por vir. A partir de agosto, inicia-se uma verdadeira maratona de concursos com instituições como TRT, TER, TJ, SUS, Secretaria Estadual, Secretaria de Saúde, Secretaria de Justiça, Sabesp e Prefeitura, por exemplo, em busca de novos profissionais. Este talvez seja o momento para quem deseja mudar de profissão e tentar uma vaga pública começar a estudar e pensar nos desafios a serem enfrentados.

Por Luis Carvalho.