Como fazer um churrasco argentino Confira alguma dicas para fazer um legitimo churrasco argentino gplus
   

Como fazer um churrasco argentino

Confira alguma dicas para fazer um legitimo churrasco argentino

Confira Também

Engana-se quem pensa que churrasco é churrasco em qualquer lugar. Na terra do Tio San eles assam hambúrguer, aqui mesmo no Brasil há vários métodos distintos de se assar uma carne na brasa. Mas é na Argentina que encontramos um dos melhores churrascos do mundo (depois do nosso, é claro!). 

Para fazer um legitimo churrasco argentino é necessário atenção a certos detalhes, confira: 

Passo 1 – A churrasqueira. 

De preferência para a lenha. Espalhe a brasa de maneira que a churrasqueira trabalhe em temperaturas diferentes, espalhe a brasa para que um lado fique mais quente e outro mais frio, pois isso te dá mais controle sobre a cocção da peça. Os hermanos gostam de assar carne na parrilla, uma grelha suspensa com canaletas inclinadas por onde escorre a gordura da carne. 

Passo 2 – Os cortes 

Bife Ancho: o contrafilé é um corte que percorre quase todo o dorso do boi, porém, próximo ao pescoço, junto às costelas, é largo (ancho) e te um “olho” de gordura separando dois músculos. Aqui no Brasil costumamos chama-lo de filé de costela.

Bife de Chorizo: é a parte traseira do contrafilé, mais estreito que o bife ancho.

Asado de tira: é a costela cortada no sentido transversal aos ossos. Quando for comprar, peça para o açougueiro serrar a carne congelada, cortando a parte da costela mais próxima à coluna, que é o pedaço onde a carne é mais macia e menos gordurosa.

Vacío: é a fraldinha servida sem a capa de gordura.

Lomo: é o filé mignon.

Colita de Cuadril: é a maminha.

Passo 3 – Hora de assar 

Tempere a carne com sal grosso. Aqui vai outra dica importante, ao colocar a carne na grelha, deixe-a em paz, evite ficar virando e movendo-a. Isso para que se forme aquela casquinha tostada que dá o gosto característico do churrasco. O ideal é que o bife seja virado uma vez só para cozinhar dos dois lados. Lembrando que o tempo na brasa varia de acordo com cada churrasqueira, fogo ou pedaço de carne, e só a experiência ensina o churrasqueiro a saber a hora certa de virar a carne. Mas fique atento aos sinais que a comida te dá, como: o cheiro do chamuscado, a aparência, entre outros detalhes.

Passo 4 – Incrementando o churrasco 

Para deixar o churrasco com um ar ainda mais portenho, nada como fazer um chimichurri(um tradicional molho a base de óleo e especiarias) e um parrillada de verduras. Confira as receitas abaixo: 

CHIMICHURRI 

Ingredientes:
- 1 ramo de salsinha picado (sem os talos)
- 1 cabeça de alho picada
- Orégano seco a gosto
- 2 colheres de sopa de páprica (doce ou picante)
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Azeite extravirgem (a gosto)
- Vinagre (a gosto)

Modo de preparo:
Em um pote médio (algo em torno de 1 litro de capacidade), junte todos os ingredientes sólidos, exceto o sal e a pimenta. Complete com azeite e vinagre em doses iguais. Coloque o sal e a pimenta e pronto. Depois guarde por pelo menos 1 dia.

PARRILLADA DE VERDURAS 

Ingredientes:
- 2 abobrinhas italianas
- 2 aspargos
- 2 batatas pré-cozidas
- 2 berinjelas
- 2 cebolas
- 2 pimentões
- Brócolis
- Sal a gosto

Modo de preparo:
Fatie os legumes no sentido longitudinal, exceto a cebola que deve ser cortada sem casca e em rodelas grossas. Salgue e pincele com azeite. Grelhe os legumes até ficarem com a marca da grelha dos dois lados e pronto!


Marcel Costa