Algoritmo prevê futuro do relacionamento O programa acertou se 80% dos casais deram certo ou não analisando apenas o tom de voz usado entre eles gplus
   

Algoritmo prevê futuro do relacionamento

O programa acertou se 80% dos casais deram certo ou não analisando apenas o tom de voz usado entre eles

Confira Também

Terminar um relacionamento nunca é fácil. A dor e a saudade se assemelham ao luto e, mesmo que a ciência diga que são necessários três meses para se recuperar completamente, o processo de superação nunca é fácil. Seria bem mais fácil saber logo no começo se o relacionamento dará certo, não é? Essa foi a conquista de um grupo de pesquisadores da Universidade de Southern California, que desenvolveu um algoritmo capaz de acertar o futuro do casal.

Para conseguir esse resultado, os estudiosos utilizaram as gravações de sessões de terapia de 134 casais para treinar o software a reconhecer os sinais que indicam problemas. Porém, enquanto psicólogos prestam mais atenção em sinais de comportamento como o quanto um dos parceiros culpa o outro pelos problemas ou a dificuldade em se aceitarem como são, o sofware analisa não o que está sendo dito, mas como.

Segundo os pesquisadores, a altura, o timbre e a intensidade da voz dos casais são mais capazes de indicar problemas no relacionamento do que a análise do comportamento do casal. O motivo disso é porque a forma como os casais conversam e como lidam com suas próprias emoções estão intimamente ligados.

Além de funcionar exatamente como o esperado e conseguir acertar qual tinha sido o futuro dos casais utilizados nas gravações após dois anos de terapia, o software vidente foi capaz também de indicar se o relacionamento iria piorar nos próximos meses, se iria ficar exatamente como estava, se o tratamente ajudaria a melhorar ou se o casal ia conseguir dar a volta por cima dos problemas e se recuperar totalmente.

A taxa de acerto obtida pela máquina foi maior do que a dos psicólogos que avaliaram o conteúdo das mesmas sessões. Porém, o software ainda não é capaz de analisar os aspectos positivos do relacionamento, aqueles que fazem qualquer briga suportável e que fazem a vida em casal dar certo.


Luis Carvalho