'Ciclogordismo' incentiva hábitos saudáveis Movimento acontece no Rio de Janeiro e estimula pessoas acima do peso a pedalarem acompanhadas para lutar contra a balança gplus
   

'Ciclogordismo' incentiva hábitos saudáveis

Movimento acontece no Rio de Janeiro e estimula pessoas acima do peso a pedalarem acompanhadas para lutar contra a balança

Confira Também

Se você está ou já esteve um pouquinho fora do seu peso e não se sentiu confortável com isso, sabe a dificuldade que pode ser dar o primeiro passo em direção a um estilo de vida mais saudável. Por esse motivo, após ganhar 90 kg devido à depressão por causa do término de seu casamento, o professor carioca Paulo Rodrigues criou a modalidade Ciclogordismo para conquistar uma vida mais saudável, de bem estar com a vida e também para ajudar outros a alcançarem isso.

Com o nome também de Fat Bike, a ideia é reunir uma turma com o objetivo de fazer um passeio de bicicleta pelas paisagens do Rio de Janeiro para incentivar os gordinhos a fazerem exercícios e dar um pontapé inicial em um estilo de vida que inclua hábitos mais saudáveis. A ideia pegou, já que muitas pessoas acima do peso se sentem pouco confortáveis ao pedalar sozinhas e expostas. Em grupo, porém, a experiência é outra, não muito diferente de uma pedalada com os amigos. 

O próprio Paulo, aos 41 anos, já perdeu 30 quilos após adotar a bicicleta e novos hábitos alimentares mais saudáveis como parte de seu dia a dia. A "magrela" (sem duplo sentido), por sua vez, foi presente da mãe de Paulo, dona Odila, quem o incentivou a dar início ao exercício, sem ter ideia da proporção que a iniciativa iria tomar. Uma mãe exemplar, ela ainda pedala com o grupo para manter o filho motivado.

O começo, porém, não foi nada fácil: ao ganhar sua bicicleta, Paulo não conseguia dar grandes voltas, nem mesmo em volta de seu próprio quarteirão. Nove meses depois, a diferença já era visível e ele conseguia pedalar por 100 km. Ainda com 160 kg, o professor teve a idea de começar o grupo por não se sentir confortável em meio a outros ciclistas que estavam mais em forma. 

É uma iniciativa aparentemente simples, mas que representa uma enorma mudança na vida de todas as pessoas que aderiram ao grupo e comparecem para as pedaladas combinadas com prazer. Os encontros são todos combinados pela página oficial no Facebook, que avisa também em caso de mudanças de rotas e ajuda a divulgar a iniciativa para outras pessoas. 


Luis Carvalho