Pesquisador descobre que música pode mudar o sabor da cerveja Trilhas sonoras realçaram as percepções que os participantes do estudo tinham dos sabores gplus
   

Pesquisador descobre que música pode mudar o sabor da cerveja

Trilhas sonoras realçaram as percepções que os participantes do estudo tinham dos sabores

Confira Também

O pesquisador brasileiro Felipe Reinoso Carvalho, das Universidades Vrije Universiteit Brussel e Ku Leuven, na Bélgica, decidiu juntar três coisas: trabalho, música e cerveja. A ideia é estudar como sons podem afetar a percepção que temos do sabor da comida e da bebida. 

A equipe do pesquisador convidou visitantes do Museu dos Instrumentos Musicais, em Bruxelas, para experimentar diferentes tipos de cerveja: uma doce, outra amarga e uma meio amarga. A ideia era que os participantes bebessem e respondessem perguntas sobre o sabor antes, durante e depois da experiência.

Porém, os visitantes não foram informados que estavam bebendo diferentes tipos de cervejas, muitos menos que os sons que ouviam foram selecionados para alterar a percepção dos sabores.

Segundo o estudo, no geral, as trilhas influenciaram na forma que os participantes avaliaram os sabores das cervejas. 

Em entrevista ao Daily Mail Journal Online, Carvalho disse que os participantes avaliaram a cerveja significativamente mais doce quando ouviram a trilha sonora doce e suave do que ao ouvir a trilha sonora "amarga". "Pela primeira vez nós demonstramos que é possível modular sistematicamente o gosto percebido de cervejas, por sinais sonoros”, completou.

A explicação para esse efeito, segundo o pesquisador, é que o participante transfere a sua experiência e sentimentos sobre a música para a cerveja que está degustando naquele momento.

Para a equipe, as trilhas sonoras além de influenciar o gosto, podem até mesmo alterar e aumentar o teor alcoólico das cervejas. 

 


Ed Leandro