Entenda a relação entre a cerveja e a ressaca Veja como o seu corpo reage à bebida e previna-se para fugir de vez da indesejada ressaca gplus
   

Entenda a relação entre a cerveja e a ressaca

Veja como o seu corpo reage à bebida e previna-se para fugir de vez da indesejada ressaca

Confira Também

Você trabalha a semana inteira e não vê a hora de chegar o final de semana e se esbaldar em um copo de cerveja. Um não, vários!

O problema geralmente não é esse, é o dia seguinte, afinal de contas, quem nunca perdeu um dia inteirinho de descanso sofrendo por conta daquela maldita ressaca?

Pare pra pensar! Se você entendesse o que acontece com o seu corpo durante a bebedeira seria mais fácil de amenizar as consequências do maldito porre. Pensando nisso resolvemos separar algumas dicas de especialistas. Então, vamos lá!

1. Primeiro gole
Alguns segundos após o primeiro gole de cerveja ela chega ao seu estômago e lá é absorvida pela corrente sanguínea, em seguida ela viaja por todo seu corpo passando pelo cérebro e pelos seus músculos.

2. Poucos minutos depois
A mensagem é decodificada pelo cérebro que entende que aquele líquido é um veneno e tenta se livrar dele o mais rápido possível mandando mensagens para outros órgãos. Seu estomago neste momento está tentando reparar os danos e remover o álcool do organismo através da criação de enzimas para combatê-lo.

3. Após alguns copos
O estômago está ficando cheio e o cérebro já avisou o rim que ele deve filtrar cada vez mais sangue para ficar preparado e tentar expulsar esse líquido do seu corpo.

4. Aproximadamente 30 minutos depois
Geralmente você começa a sentir os primeiros efeitos do álcool entre 20 e 30 minutos após o começo da ingestão do mesmo. Sentimentos de felicidade e bem estar fazem com que você consuma cada vez mais cerveja e faça com que o rim continue filtrando sangue e expelindo cada vez mais água do corpo o que faz com que o percentual de álcool no organismo aumente, logo você começa a ficar mais bêbado.

5. Parada para o banheiro
Aproximadamente 40 minutos à uma hora depois que você começou a beber, é quando você precisa ir ao banheiro. Note, que este primeiro xixi é mais amarelo do que os outros, isso porque ele carrega algumas impurezas do sangue. 
Depois disso, provavelmente você precisará urinar com mais frequência, e a urina será mais clara, porque seu corpo está expelindo somente água. É nessa hora que o problema começa e você deve ficar atento, porque quanto mais você bebe, mais o organismo joga água pra fora e mais o teor de álcool no organismo aumenta, deixando-o grogue, ou seja, o álcool é um diurético e faz com que a bebida vá diretamente para a bexiga, e isso faz você ficar cada vez mais desidratado.

6. Hora da alegria
Geralmente leva entre 45 e 90 minutos, dependendo da pessoa, para que o álcool no sangue atinja o seu pico. Se você parar de beber nesse momento, provavelmente você sentirá sono, isso porque o seu corpo já está bem desidratado e o cérebro então resolve te apagar para que ele e os outros órgãos consigam lidar melhor com o álcool que está no seu sangue.

7. O dia seguinte
Quando você acorda, provavelmente sentirá muitos dos sintomas de uma ressaca, como dores de cabeça, tontura, palidez e tremores, isso porque durante o sono, o cérebro não parou e foi buscar água em outros órgãos para combater o álcool presente no organismo causando ainda mais desidratação ao seu corpo.  Caso os resquícios do álcool ainda estejam presentes, é muito comum que você se sinta enjoado o que geralmente ocasiona os vômitos, que nada mais é do que outra defesa do organismo para tentar livrá-lo deste "veneno".

Mas nem todas as pessoas são iguais, correto? Então quais são os fatores que determinam quanto uma pessoa vai aguentar mais do que a outra?

A. Estar bem alimentado
Se o seu estômago estiver forrado, ou seja, você se alimentou antes de beber, será mais demorado o processo, pois o álcool tem dificuldade de entrar no sangue pois o alimento também está sendo absorvido.

B. Homens vs Mulheres
As mulheres processam o álcool mais lentamente do que os homens, porque os homens tem mais tecido muscular e o tecido muscular tem uma alta taxa de água que ajuda a diluir o álcool no organismo.

C. Idade e experiência
Antigamente você tomava dois copinhos e já ficava feliz, né? Normal, com a idade e a experiência no levantamento de copo, o corpo e o fígado se acostumam com a presença do álcool e consegue processá-lo cada vez mais rápido. Ou seja, eles não são mais pegos de surpresa, estando preparados.

D. Seu comportamento influencia
Se você está estressado você tem um aumento dos níveis de hormônios no corpo que afetam o metabolismo e consequentemente a taxa de absorção do álcool.

Agora que você entende como o seu corpo funciona, fica mais fácil de prevenir aquela ressaca infernal. Não tem segredo é só ajudar o seu organismo bebendo um copo d'água toda vez que você for ao banheiro. Simples não? Então só guardar essa regra:

A cada mijada, um copo d'água.

E bons porres a todos nós!


Juliano Buzato