Caixa de ferramentas: todo homem deve ter Veja 15 ferramentas essenciais para um homem para quebrar um galho com reparos do dia a dia gplus
   

Caixa de ferramentas: todo homem deve ter

Veja 15 ferramentas essenciais para um homem para quebrar um galho com reparos do dia a dia

Confira Também

Um macho prevenido vale por dois. E para estar prevenido de verdade, uma caixa de ferramentas é fundamental para fazer consertos: seja para apertar um parafuso solto, ajustar um quadro na parede ou dar um fim naquele vazamento da torneira, uma caixa equipada com ferramentas básicas pode quebrar um galho nos reparos domésticos do dia a dia.

Veja 15 ferramentas e objetos essenciais para montar a sua caixa de ferramentas:

Este post foi feito em parceria com o site Portal da Construção.

# CHAVE DE FENDA
A chave mais popular quando o assunto é aperto de parafusos não pode faltar em sua caixa. Em diversos tamanhos e tipos de cabo, a chave de fenda fixa com eficiência os parafusos na madeira e em outras superfícies. É recomendável utilizá-la somente em parafusos de fenda, pois a utilização em outros formatos de parafuso pode danificá-los.

# CHAVE PHILIPS
Também conhecida como chave de fenda cruzada, a chave Philips possui diversos tamanhos e tipos de cabos. É muito utilizada em aparelhos eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos para aperto e afrouxamento de parafusos com cabeça de estrela, em formato de cruz ou "X".

# CHAVE ALLEN (KIT)
A famosa chave em forma de "L" é ideal para o aumento do torque na hora de apertar ou afrouxar parafusos com sextavado interno. Seu formato facilita o uso da alavanca para o movimento e exige menos força manual. Um kit inclui chaves Allen em diversos tamanhos.

# CHAVE COMBINADA (KIT): CHAVE DE BOCA/FIXA + CHAVE ESTRELA
Como o próprio nome diz, a chave combinada possui duas extremidades: de um lado, possui cabeça de chave fixa, e do outro, cabeça de chave estrela. A ferramenta proporciona a distribuição uniforme de torque aplicado na parte central do sextavado, evitando a deformação dos cantos das porcas e parafusos.
- Chave de Boca
A chave de boca, também conhecida como chave fixa, é a ferramenta indicada para trabalhos que exijam apertar ou soltar porcas e parafusos com cabeça sextavada. É importante verificar o tamanho ideal, para um encaixe perfeito na hora de exercer o movimento.
- Chave Estrela
Essas chaves possuem micro dentes internos, muito úteis para dar precisão e torque na hora de apertar e afrouxar parafusos ou porcas.

# ALICATE UNIVERSAL
Utilizado tanto para cortar fios quanto para arrancar um prego, o alicate universal é um curinga da caixa de ferramentas. É uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar a força aplicada no objeto desejado de forma manual.

# ALICATE DE PRESSÃO
Essa ferramenta é o símbolo da substituição da força pelo jeito. Basta regular o ajuste dos dentes e pressionar o alicate até que a ferramenta trave. A pressão é grande o suficiente para suas mãos ficarem livres para trabalhar enquanto o alicate toma conta do resto: é muito utilizado para dar apoio e firmeza, prender, travar ou fixar peças, além de desapertar parafusos danificados.

# MARTELO
Presente na caixa de ferramentas de 100% dos especialistas em reparos, o martelo é usado para golpear objetos. Em geral para fixar pregos em paredes ou madeira, também pode ser utilizado para desentortar e retificar materiais muito rígidos. Existem diversas opções e tamanhos no mercado, e alguns deles também oferecem dentes para retirada de pregos.

# TRENA
Se você quer precisão para medir objetos, móveis, paredes ou até mesmo ambientes, é imprescindível que sua caixa de ferramentas tenha uma trena. Existem diversos tipos de trenas com diversas opções de metragem, algumas até digitais. É recomendada a utilização de uma trena de qualidade, que ofereça precisão durante a medição.

# SERRA MANUAL E ARCO DE SERRA
A serrinha amarela pode cortar diversos materiais, de acordo com a especificação de aplicação de cada modelo. Ao ser colocada no arco de serra (cabo parecido com o de um serrote), se torna uma ferramenta fundamental no corte de canos, alumínios, madeiras e materiais com rigidez relativamente baixa.

# FERRAMENTAS DE CORTE SIMPLES
- Tesoura
Muito comum no uso doméstico, uma boa tesoura capaz de cortar um papelão grosso, por exemplo, é obrigatória na sua caixa.
- Estilete
Para demarcações em profundidade em superfícies relativamente duras, um bom estilete pode resolver o problema.

# MICRO ÓLEO
É ideal para lubrificar roscas e dobradiças, além de evitar a corrosão de metais.
Além disso, é a solução para eliminar aquele rangido chato de janelas e portas, um barulho que incomoda. Em geral, possuem um canudinho para o aerossol, dando precisão na hora da aplicação e evitando desperdícios.

# COLAS DE ALTO DESEMPENHO
- Adesivo Instantâneo Universal
Também conhecido como Super Bonder, é a cola ideal para o reparo de materiais como porcelana, metais, borracha, couro, madeira, papel e plásticos.
- Durepoxi
Possui uma adesão incrivelmente potente, ideal para reconstruir superfícies danificadas, além de preencher e tapar buracos e fendas. Pode ser utilizada em metais, madeira, vidro, cerâmica, cimento, mármore e plástico.

# FITA CREPE
Muito utilizada para demarcação de áreas, medidas e posições. É útil também na hora de pintar paredes, móveis e objetos, ajudando no acabamento.

# FITA ISOLANTE
A clássica fita adesiva preta é uma proteção utilizada para isolar fios elétricos desencapados e evitar acidentes.

# VEDA-ROSCA
A famosa fita branca é utilizada para proteger roscas de torneiras e encanamentos, permitindo um ajuste mais firme, eliminando vazamentos.


Danilo Barba