Curiosidades sobre Jonah Lomu, lenda do rugby neozelandês Um dos maiores jogadores de rugby de todos os tempos, o astro dos All Blacks, Jonah Lomu morreu aos 40 anos na Nova Zelândia gplus
   

Curiosidades sobre Jonah Lomu, lenda do rugby neozelandês

Um dos maiores jogadores de rugby de todos os tempos, o astro dos All Blacks, Jonah Lomu morreu aos 40 anos na Nova Zelândia

Confira Também

O jogador de rugby neozelandês Jonah Lomu, considerado a primeira superestrela do esporte (uma espécie de Pelé da bola oval), morreu na quarta-feira (18 de novembro) aos 40 anos. 
 
A morte do astro dos All Blacks foi confirmada pela família e pela federação do país.
 
"Posso confirmar que Jonah Lomu morreu esta manhã. Foi totalmente inesperado, Jonah e a família tinham chegado de uma visita ao Reino Unido na noite passada", disse um porta-voz da família do jogador, John Mayhew, ao canal televisivo TV3.
 
A morte do ex-jogador foi devido à falência renal, este não por acaso foi um problema que acompanhou boa parte da carreira do astro e o fez abandonar precocemente os gramados em 2003.
 
Veja algumas curiosidades sobre a carreira do Jonah Lomu e entenda porque o neozelandês é considerado uma das maiores estrelas do rugby: 
 
1- Mais jovem a estrear pelos All Blacks
Jonah Lomu era tão diferenciado que foi o jogador mais jovem a vestir a camisa da seleção neozelandesa, a maior potencial mundial do esporte, com apenas 19 anos de idade.

2- Nunca venceu uma Copa do Mundo de Rugby Union 
Apesar da Nova Zelândia ser a maior vencedora da Copa do Mundo de Rugby, com três troféus, Lomu não chegou a conquistar nenhum título. Em 1995, a Nova Zelândia sucumbiu na final ante a África do Sul, que estreava em mundiais após o Apartheid, e em 1999, os All Blacks foram eliminados na semi-final pela França, em um dos jogos mais épicos da história das Copas.
 
3 - Primeiro milionário do esporte 
Mesmo não vencendo a Copa do Mundo de 1995, o mundo se rendeu à força imponente e qualidade do astro. Mesmo com 1,96 m e 119 kg, Lomu conseguia atingir a velocidade de 10,8 segundo a cada 100m. Sua habilidade, unida à profissionalização e popularização do esporte fez com que o neozelandês se tornasse o primeiro jogador milionário através do rugby.
 
4 - Recordista de tries em Copas do Mundo 
O “try” pode ser comparado ao gol no futebol. Ele acontece quando o jogador atravessa a linha de fundo com a bola dominada. Lomu tem a impressionante marca de 15 tries em 11 jogos nas suas duas participações.

Na Copa do Mundo 2015, o sul-africano Bryan Habana igualou a marca, no entanto ele já disputou três mundiais (2007, 2011 e 2015) e um total de 15 jogos. Jonah Lomu ainda ostenta o maior número de tries em uma única Copa (oito em 1995).

5 - Hall da Fama
Mesmo não tendo vencido nenhum título mundial, Jonah Lomu foi introduzido no Hall da Fama do International Rugby Board em 2011 pelo conjunto da obra.
 
6 - Participação em "Invictus" 
Em Invictus, filme de 1999 dirigido por Clint Eastwood que retrata a importância e os efeitos da vitória da África do Sul na Copa do Mundo de Rugby de 1995, Lomu é o temido jogador da Nova Zelândia, interpretado por Isaac Feau'nati.
Feau'nati era neo-zeolandês, mas atuou profissionalmente pela seleção de Samoa e chegou a enfrentar Lomu em um amistoso em 1999.
 
7 - Técnico da seleção alemã de futebol 
Em 2010, Lomu convidado pelo técnico Joachim Löw para participar da pré-temporada para a Copa do Mundo na África do Sul, aplicando exercícios de força aos jogadores alemães.


Juliano Buzato