Dez razões para não se casar Quem está a um passo do altar, precisa ler esse texto antes gplus
   

Dez razões para não se casar

Quem está a um passo do altar, precisa ler esse texto antes

Confira Também

Não, nós não somos insensíveis. Nem deixamos de acreditar no amor. Mas a cada dia nos questionamos sobre as reais necessidades de se casar, de continuar representando aquele teatro que só poderia mesmo ter sido criado pelas férteis mentes humanas. Não estamos falando de união e sim de todo o ritual que envolve essa união. Uma prova de que casamento precisa ser questionado é a quantidade de divórcios sobre os quais ouvimos falar diariamente, ainda mais agora que é permitido pela lei se casar e se divorciar no dia seguinte, caso seja a vontade dos noivos arrependidos. E engana-se quem pensa que casamento é somente sonho de mulher que cresceu ouvindo conto de fadas - têm muitos homens por aí, que embora não admitam, sempre tiveram uma queda pela ideia de dividir o edredom com alguém. Pra evitar toda a construção de um conto de fadas que pode desmoronar diante de nossos olhos apaixonados, criamos uma lista de razões pelas quais não vale tanto a pena assim migrar a aliança pro dedo esquerdo:

1. Se você tem que provar seu amor diante de testemunhas e de um juiz, algo está errado.
Quando foi mesmo que passou a ser normal ter que assinar um contrato dizendo que você ama alguém? Aliás, qual a validade disso?

2. Há formas mais inteligentes de gastar seu dinheiro
Ok, ok, eu não pago suas contas, mas nos parece um tanto quanto irracional gastar uma grana larga comprando bem-casados, bonequinhos pro bolo, um vestido que nem seu é, comida pra um monte de gente que vai falar mal depois - tudo isso pra uma festa que vai durar uma noite e que seus amigos muito provavelmente vão aproveitar muito mais do que você, afinal, os noivos passam a festa toda posando pra fotos, cumprimentando meio mundo, fazendo discurso, etc. Cadê a parte divertida que justifica todo o gasto? 


3. Como garantir que um sentimento dure até que a morte os separe?
Chega de hipocrisia. Você nem sabe o que vai querer comer no jantar de amanhã, quem dirá prometer diante de um monte de testemunhas que seu amor irá durar para sempre. Ok, isso é lindo, mas costuma acontecer com uma frequência muito maior nos contos de fadas. 

4. A pressão costuma vir da família - e as pessoas cedem
Já perdemos a conta de quantas vezes ouvimos casais dizerem "Ah, a gente não fazia questão, mas a família quis." Cada um tem direito a uma vida e é desperdício demais usar a sua para agradar a família. Seus pais já tiveram a chance de se casar com e não é justo que eles passem esse fetiche para você. 

5. Pra quem você quer provar que achou a tampa da panela?
Ficar pra titio ou pra titia é um grande medo da humanidade, pois nas entrelinhas significa que você não foi escolhido por ninguém. Pode não ser uma verdade, mas é assim que a maioria das pessoas pensa. E muita gente enfrenta todo aquele ritual pra mostrar pro mundo que não ficou de fora.

6. Monogamia nem sempre funciona pra todo mundo
Não é porque a grande maioria das pessoas adota esse sistema que você precisa se encaixar nele. Aliás, muita gente se declara monogâmico, mas por debaixo do tapete, não há o menor sinal de monogamia. Por medo de ir contra uma lei, muita gente escolhe a trilha da mentira - jura o mundo diante de um padre e deixa a máscara cair quando lhe for conveniente. Se casa e nem se permite questionar se quer viver nesse modelo que implica em ficar com uma única pessoa pelo resto da vida.


7. Você vai ter que ouvir repetidamente "E os filhos, estão a caminho?"
Se ter filhos é um sonho seu, sorte a sua. Se não for, prepare-se para ouvir pessoas querendo saber quando vocês terão filhos até que vocês finalmente tenham um. E você achando que iria se livrar das perguntas chatas do tipo "E então, não vão casar?" Quando subisse no altar - desculpe desapontá-lo, mas as cobranças alheias nunca terminam. Cabe a você colocar um ponto final nelas.

8. Casamento limita suas escolhas pessoais
A partir do momento que você decide se casar com alguém está assumindo o fato que, dali em diante, a grande maioria das suas escolhas terá que ser feita em conjunto. Pra sempre - afinal, se está se casando pensando em se divorciar, pra que casar?

9. Pessoas casadas fazem menos sexo
Há diversos estudos que comprovam que a quantidade de sexo cai depois do casamento. Há inclusive teorias que afirmam que quando a mulher conquista uma segurança afetiva que sempre buscou, o desejo sexual passa a ficar em segundo plano. Mas a culpa não é exclusiva da mulherada. Mesmo que ainda exista muito amor, a rotina, a falta de mistério, a certeza da posse, entre outros fatores, acabam contribuindo pra falta de libido tanto do homem quanto da mulher.

10. Festa estranha, com gente esquisita
Sempre achei um tanto quanto bizarro essas festas de gala - fica todo mundo desconfortabilíssimo dentro daqueles vestidos alugados, dos saltos machucando o pé, dos grampos segurando o penteado, das gravatas enforcadoras, dos ternos quentes. Deixe sua sensibilidade um pouco de lado e nos diga - é ou não é um teatro?